Biblioteca

Biblioteca Comunitária Ninho do Sol
A Biblioteca Comunitária Ninho do Sol, inaugurada em 19 de maio de 2010 é parte integrante das ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol e seria estruturada apenas no ano de 2012, conforme consta do Plano de Trabalho do Convênio Nº 054/2009.

Leitura prazerosa para a criança e o adolescente, espaço para mil e uma histórias!
Em janeiro de 2010, recebemos em doação todo o acervo da biblioteca escolar da extinta Escola Pequeno Mundo. Este acervo conta com aproximadamente 2.000 livros de literatura infanto juvenil e cerca de 80 fitas de vídeos infantis, o que veio de encontro às diretrizes do Ponto de Cultura e pudemos inaugurar a biblioteca comunitária, um espaço cultural que visa o fortalecimento da leitura entre crianças e jovens.

Em homenagem à Marília Pereira, in memoriam, este espaço cultural recebeu o nome de Biblioteca Comunitária Mãe Branca, uma forma carinhosa como Marília era conhecida entre os indígenas Paresí-Haliti, com quem trabalhou por mais de 15 anos. Ainda recebemos da mesma, inúmeros livros voltados à temática indígena, que estão disponíveis na biblioteca comunitária, e outras doações importantes de inúmeros benfeitores aconteceram durante o período.

Espaço que transpira arte e cultura: bem vindos!
Desejamos que, com a inauguração da biblioteca comunitária do Ponto de Cultura Ninho do Sol, a comunidade de Campo Novo do Parecis usufrua de mais um espaço cultural que fortalecerá o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica como forma de construção da cidadania.


MIL E UMA HISTÓRIAS...
“Os livros não mudam o mundo, os livros mudam as pessoas
e as pessoas mudam o mundo.”
Paulo Freire

Num esforço de reinventar a literatura infantil e dar vida aos saberes que nela circulam é necessário reconhecer e dar voz às opiniões das crianças, como também oferecer subsídios que ampliem não só a curiosidade destes, mas que alimentem o desejo de reconhecer seu mundo e principalmente reconhecer-se como parte deste mundo.

A literatura infantil é um dos instrumentos de formação de opinião, pois a forma como aborda determinados temas auxilia na construção de uma memória coletiva, por sua facilidade de penetrar em diferentes espaços de discussão.

A Biblioteca Comunitária Mãe Branca oferece diferentes atividades a cada dia da semana. Confira:
  • Segunda-feira - Hora do Conto;
  • Terça-feira - Fazendo Arte;
  • Quarta-feira - Roda de Leitura;
  • Quinta-feira - Momento de Brincar;
  • Sexta-feira - Cine Criança
Hora do Conto e Roda de Leitura

A Hora do Conto e a Roda de Leitura são atividades promovida pela Biblioteca Comunitária Mãe Branca onde são narrados, lidos e dramatizados contos ou histórias para grupos de crianças, com a finalidade de desenvolver suas aptidões para escutar, estimular sua imaginação, aguçar sua sensibilidade, despertar-lhe o desejo de ler, escrever, expressar-se, dentre muitos outros valores que são agregados a essa atividade.

Estimula na criança a criatividade e formas de expressão, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em estímulos sensoriais e intelectuais, que lhe dá segurança emocional e psicológica. Além disso, cria e alimenta o hábito de leitura, aproximando o livro das muitas situações de vida.

Essa atividade não é feita somente em uma hora, e nem são lidos somente contos impressos. Mas, seu potencial como método educativo, recreativo e informativo vem aumentando sempre, e pode apoiar o currículo escolar e o desenvolvimento integral da criança, que é estimulada a criar, a falar e expressar-se livremente.

Também exercita suas capacidades e habilidades de expressão quando interpreta o conto, narra-o de novo ou o adapta, criando novas histórias e personagens. A Hora do Conto e a Roda de Leitura ainda facilitam a espontaneidade, a liberdade e a precisão da linguagem.

Momento de Brincar

Brincando a criança aprende a se conhecer e a conhecer o mundo à sua volta. Por meio do brinquedo e da brincadeira a criança elabora suas experiências positivas e negativas, vive todo seu potencial de imaginação, aprende a separar o real do imaginário e cria autonomia. 

Ao brincar a criança vive diferentes papéis, o que faz com que avance em seu desenvolvimento ao criar novos esquemas mentais. No entanto, não é correto afirmar que a brincadeira é uma cópia da realidade, pois ao imitar o mundo adulto, a criança o reinventa e atribui à brincadeira seu próprio estilo.

A brincadeira ajuda a criança a elaborar as angústias e a controlar sua agressividade, sentimentos fazem parte das vivências da infância. 

O Momento de Brincar permite o acesso aos brinquedos e jogos pedagógicos adequados às diferentes idades, independente do nível socioeconômico, e ainda favorece a cooperação e o respeito ao grupo.

Desde os primórdios da civilização, a cultura sempre surge sob a forma de jogo, de brincadeira. Desde o início ela é “jogada”, pois jogar está na essência do aprender. Toda criança joga para aprender e, portanto não há como separar jogo de conhecimento. Nas culturas mais primitivas isto ficava bem claro, pois mesmo as atividades que visavam a satisfação das necessidades mais imediatas, como por exemplo, caçar, tendiam a ter uma forma lúdica, de brincadeira