sábado, 1 de outubro de 2011

Ao dia das crianças: "Mensagem da criança ao Homem"

Olhando as crianças maltrapilhas que perambulam sem rumo, pelas ruas das grandes cidades, ficamos a imaginar qual será a mensagem que seus olhos tristes e melancólicos trazem aos homens. Se pudéssemos registrar seus apelos, talvez ouvíssemos seus gritos silenciosos a nos dizer: 


Construíste palácios que assombram a Terra; entretanto, se me largas ao relento porque me faltem recursos para pagar a hospedagem, é possível que a noite me enregele de frio. 

Multiplicaste os celeiros de frutos e cereais, garantindo os próprios tesouros; contudo, se me negas lugar à mesa, porque eu não tenha dinheiro a fim de pagar o pão, receio morrer de fome. 

Levantaste universidades maravilhosas, mas, se me fechas a porta da educação, porque eu não possua uma chave de ouro, temo abraçar o crime sem perceber. 

Criaste hospitais gigantescos; no entanto, se não me defendes contra as garras da enfermidade, porque eu não te apresente uma ficha de crédito, descerei bem cedo ao torvelinho da morte. 

Proclamas o bem por base da evolução; todavia, se não tens paciência para comigo, porque eu te aborreça, provavelmente ainda hoje cairei na armadilha do mal, como ave desprevenida no laço do caçador. 

Dizes que eu sou o futuro. Não me desampare o presente. 
Dizes que sou a esperança da paz. Não me induzas à guerra. 
Dizes que eu sou a promessa do bem. Não me confies ao mal. 
Não espero somente o teu pão. Dá-me luz e entendimento. 
Não te rogo apenas brinquedos. Peço-te bons exemplos e boas palavras. 
Não sou simples folha seca rolando ao vento. Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus. 
Em nome de Deus, que dizes amar, compadece-te de mim!... 
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão. 
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo... 
Ajuda-me hoje para que eu te ajude amanhã. 
Não te peço o máximo que alguém talvez te venha a solicitar em meu benefício... 
Rogo apenas o mínimo do que me podes dar para que eu possa viver e aprender. 

* * * 

Cada criança que nasce é uma estrela que brilha sobre a face da terra para que seja amparada pelas nossas mãos. Não permitamos que essas frágeis estrelas se apaguem por falta de cuidados.

Pense nisso...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário