quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aquecendo o corpo antes da aula

Um erro visto comumente nas salas de aula é ver bailarinos iniciando a aula sem previamente ter aquecido seu corpo, alongado, ou seja, “acordando” o corpo para uma grande atividade. Alguns pulam o aquecimento e vão direto para o alongamento ou pior ainda, para a flexibilidade. Ou seja, o corpo está totalmente despreparado e recebe um estímulo forte de flexibilidade, que é o passo seguinte ao alongamento, como se fosse o alongamento no máximo que puder aguentar. Isto está completamente inadequado para uma pessoa que quer trabalhar com o seu corpo por vários anos seguidos, esta pessoa tem muitas chances de se lesionar constantemente.


Outro ponto interessante é sobre “acordar” o corpo. A Educação Somática é a área de ensino teórico-prático que tem por objetivo estimular ao máximo a consciência corporal do indivíduo através do sentir, reaprender e perceber. Há várias linhas de trabalho que podem trazer os benefícios da educação somática, como a eutonia, a ginástica holística e o pilates. Todos com o foco comum de aumentar nossa consciência corporal.

Fazendo o correto – Antes da aula de balé então deve-se :

1- Aquecer: algumas corridinhas na sala já elevam a sua temperatura.
2- Despertar: segue abaixo um vídeo com algumas sugestões repassadas aos alunos da nossa escola. O objetivo é ativar a pele, depois as estruturas abaixo dela e por dar consciência também ao ossos.
3- Agora sim: ALONGAR suavemente.
4- Se necessário: levar o alongamento no máximo trabalhando então a FLEXIBILIDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário