Quem nunca leu ou assistiu aos filmes da Disney - tanto aos clássicos desenhos quanto às grandes e milionárias produções cinematográficas – e o que dizer de Alice no País das Maravilhas?! A história da menina que segue o coelho de olho cor de rosa que diz: "Puxa, puxa, eu devo estar muito atrasado!", e acaba descobrindo um mundo subterrâneo cheio de fantasia e aventura.
“Quando tiver dúvida, fique em silêncio.” (Do livro Alice no País das Maravilhas) |
Pois bem... Esta história que já dominou os livros, os cinemas e palcos de teatro de todo o mundo agora tem a sua versão no balé! Grandes Cias como a Royal Ballet, English National Ballet e a National Ballet of Canada encabeçam a lista das primeiras produtoras do espetáculo “Alice's Adventure in Wonderland”.
Alice no País das Maravilhas é um balé criado por Christopher Wheeldon, com cenografia de Nicholas Wright e música de Joby Talbot. Foi encomendado pelo Royal Ballet, Covent Garden e pelo Ballet Nacional do Canadá e teve sua estreia numa segunda-feira 28 de fevereiro de 2011.
"A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível." (Do livro Alice no País das Maravilhas) |
O trabalho – que encanta por sua delicadeza, beleza e nos diverte por seus atos cômicos - é baseado no bem conhecido conto de Lewis Carroll a famosa história infantil de Alice no País das Maravilhas.
Wheeldon foi atraído pela fisicalidade das personagens e o papel central perfeito para uma bailarina: "A Royal Ballet já tem uma riqueza de balés de sangue puro. Eu queria criar algo mais leve e amigável", comentou Wheeldon. Como alguém que poderia "cativar o público e fazê-los acreditar em Alice”, ele escolheu Lauren Cuthbertson para o papel principal.
"Nada se é conquistado com lágrimas". (Do livro Alice no País das Maravilhas) |
Quanto à música, Talbot explicou que ele "queria encontrar um novo som, o timbre certo para Wonderland (o País das Maravilhas)". Sua partitura orquestral tem uma seção de percussão grande e quatro vozes femininas.
"Alice: Quanto tempo dura o que é eterno? Coelho: Às vezes apenas um segundo." (Do livro Alice no País das Maravilhas) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário