domingo, 22 de setembro de 2013

Regras e Regulamentos de Competições de Ballet

Apesar do ballet não ser genuinamente competitivo, existem grandes festivais e mostras de competição.


Brasileiros participam e muitas vezes se destacam em algumas destas competições. Uma seleção com os principais eventos competitivos do mundo, os requisitos, os critérios para julgamento e as premiações.

O prêmio nesses eventos é uma combinação de dinheiro, prestígio e para os principais bailarinos, um contrato com uma grande companhia de balé. Competições são voltadas para ambos bailarinos pré-profissional ou profissional e existem classificatórias que selecionam apenas os melhores.

As regras e regulamentos diferem entre as competições, mas todos oferecem grande exposição aos bailarinos que participam e experiência que ajudam em seu caminho para se tornarem profissionais.

Entendam as competições:

Youth America Grand Prix


Requisitos e Idade

O Youth America Grand Prix é aberto a bailarinos de todos os países com idades entre 9-19 (com base na sua idade a partir de janeiro do ano da competição). Bailarinos entre 9-11 idade são colocados na Divisão de Pré-competitiva, com idades entre 12-14 na divisão Junior e 15-19 anos na divisão Sênior.

O bailarinos das divisões Júnior e Sênior podem participar na competição Variação Clássica, a competição Solo Contemporâneo, ou ambas, enquanto bailarinos pré-competitivos podem competir com qualquer variação de habilidade apropriada Clássica coreografia e/ou Solos Contemporâneos. Concorrentes na categoria Variação Clássica devem dançar uma variação da lista oficial dos repertórios. Bailarinos podem entrar como solistas, conjuntos, duetos ou todas as anteriores.

O concurso não está aberto a todos os bailarinos profissionais, que trabalham em tempo integral em uma companhia profissional ou sob contrato de pelo menos 26 semanas por ano, no ano da competição ou no ano anterior. Bailarinos devem ser selecionado a partir de qualquer semi-finais regionais ou um teste de vídeo a fim de ser elegível para as finais em Nova York.

Julgamento e Prêmios

Os bailarinos são marcados pelos juízes em uma escala de 100 pontos de habilidades tanto artísticas e técnicas. A média das duas notas é tomada para cada juiz. Para se qualificar para as finais na cidade de Nova York, o concorrente deve ter recebido uma pontuação de 95 ou superior em sua variação Ballet Clássica. Os juízes podem usar os seus poderes para convidar dançarinos e conjuntos adicionais para as finais.

Na final, os juízes irão conceder um Grand Prix na categoria Sênior e Grand Prix da Juventude para a categoria Junior e o Prêmio Esperança é dado aos melhores concorrentes na categoria Pré-Competitiva. Prêmios são dados somente quando juízes consideram que o concorrente mereceu, contudo reserva-se o direito dos juízes de não atribuírem prêmios em um determinado ano.


New York International Ballet Competition


Requisitos e idade

O Concurso New York International Ballet é aberto a bailarinos profissionais e não profissionais de todas as nacionalidades. Mulheres devem estar entre 17-23 anos de idade e os homens devem estar entre 18-24 anos de idade no momento da concorrência. Os candidatos são selecionados para competir com base em inscrições através de vídeos e fotografias.

Todos os bailarinos são inscritos com um determinado parceiro que também está concorrendo. Dançarinos selecionados irão competir exclusivamente com esse parceiro.

Julgamento e Prêmios

No início da competição do NY IBC, há treinadores que ensinarão três Pas de Deux aos participantes. Cada bailarino deve também preparar dois solos profissionalmente coreografados, não mais do que dois minutos e meio. Eles podem ser de qualquer influência clássica ou contemporânea.

O NY IBC irá fazer seleções em três etapas, eliminando bailarinos até a terceira e última rodada da competição. Se o parceiro de uma bailarina é elegível para competir, ela também deve ficar e continuar a competição com ele e vice-versa. Os eliminados podem ficar para ver o resto da competição.

No final, os homens e mulheres que tenham sido os "thebest" de acordo com os juízes ganharão um dos cinco prêmios: A Gussie e Samuel Arbuse Medalha de Ouro, Medalha de Prata, Medalha de Bronze, ou Lefkowitz Award. Dois prêmios especiais também dado a critério dos juízes: O Prêmio Youskevitch Igor (um contrato de um ano com a American Ballet Theatre) e o Prêmio Arpino (um contrato de um ano com o Joffrey Ballet).

As decisões dos juízes são finais e não podem ser contestadas.

Varna International Ballet Competition


Requisitos e Idade

O Concurso Internacional de Ballet de Varna (ou simplesmente "Varna", na cidade-sede na Bulgária) é aberto a bailarinos de todas as nacionalidades e sexos, com idades entre 15-26 até o momento da competição. Bailarinos entre 15-19 anos estão na Divisão Junior, bailarinos na idade 19-26 na divisão Sênior.Os concorrentes podem competir como um casal ou solo e os casais podem ser de diferentes faixas etárias.

Julgamento e Prêmios

A competição é realizada em três rodadas. A primeira rodada é composta de apenas coreografia clássica. Competidores selecionados para passar para o segundo turno irão realizar tanto coreografia clássica e contemporânea, e aqueles que se deslocam para a terceira e última rodada irá novamente realizar as duas peças clássicas e contemporâneas.

Os juízes marcam em uma escala de 25 pontos. Concorrentes com a maior pontuação na primeira fase irão passar para a segunda rodada, mas deve ter uma pontuação superior a 18 pontos. Concorrentes com as maiores pontuações no segundo turno passam para a última rodada, mas deve ter uma pontuação superior a 19 pontos. Os casais devem realizar Pas de Deux completos para a parte clássica, contendo um adagio, variações e coda. As versões convencionais de coreografia clássica deve ser apresentado em todas as rodadas.

Após a terceira rodada, os prêmios são concedidos a critério dos juízes. Estes prêmios incluem o título da competição Internacional de Ballet de Varna Laureate, a Varna Grande Prix, e primeiro, segundo e terceiro para mulheres, homens, meninas e meninos em suas categorias, respectivamente. Prêmios adicionais podem ser apresentados com base na coreografia e/ou em outros resultados notáveis.

Prix ​​de Lausanne


Requisitos e Idade

Realizado anualmente na Suíça, o Prix de Lausanne é aberto a todos os bailarinos não-profissionais com idade 15-18. Os bailarinos que queiram participar devem enviar um DVD contendo uma audição de 15-20 minutos com exercícios de Barra e Centro gravado preferencialmente em um ambiente de estúdio. Os bailarinos que atingirem a pontuação entre 110-130 pontos no total são selecionados para competir com base na gravação.

Julgamento e Prêmios

Para passar à segunda fase de seleção os bailarinos escolhidos devem realizar aulas de balé clássico e contemporâneo. Os bailarinos que avançarem para a rodada final devem dançar uma variação clássica e contemporânea, além de uma variação livre de sua escolha.

Durante toda a competição os participantes são julgados por um júri com base no potencial, uma avaliação do seu talento, aptidão física, coragem e individualidade, a musicalidade, a dinâmica de movimento e facilidade técnica e sua coordenação.

Na da rodada final são escolhidos até seis bailarinos como vencedores do Prix de Lausanne é dado os prêmios: Prix de Lausanne Scholarship, Prix de Lausanne Aprendiz Scholarship, o Prêmio de Dança Contemporânea e Melhor Prêmio Candidate suíço. Também é dados prêmios de consolação em dinheiro, diplomas, medalhas e cursos de verão gratuitos a todos os finalistas.

WBC - Concurso Mundial de Ballet


Requisitos e Idade

O World Ballet Competition  é realizada anualmente em Orlando, Florida, e está aberto a concorrentes de todos os níveis (Introdutório para Profissionais) com idade 10-22. Os bailarinos são selecionados através do envio de um teste de vídeo, para assim serem aceitos na WBC.

Após a aceitação, os bailarinos são divididos em quatro categorias de idade: Introdutório (10-11 anos), Preparatório (12-13 anos), Pré-Profissional (14-17 anos) e Professional (18-22 anos). Além disso, Pas de Deux e conjuntos são separados em suas próprias categorias.

Julgamento e Prêmios

O julgamento é baseado no mérito técnico e artístico (pontuadas separadamente), com a pontuação máxima e mínima e os cinco restantes em média para uma pontuação final. Introdutório, Pas de Deux, e os Conjuntos estão sujeitos a uma única rodada de eliminação em que os mais bem pontuados vão para as finais. Concorrentes Preparatórios têm duas eliminatórias, enquanto os concorrentes Pré-profissionais e Profissionais passam por três.

Após a rodada final, os prêmios são concedidos em todas as categorias do concurso para os bailarinos com as maiores pontuações. Além disso o júri dá um prêmio de coreografia ao coreógrafo que apresentou a melhor peça original e/ou contemporânea.
Por: Dryelle Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário