Ballet é cheio de detalhes. Tem muitas coisas para pensarmos o tempo inteiro em cada parte do nosso corpo. Se não pensarmos em tudo ao mesmo tempo sempre estaremos errados. Algumas regrinhas são básicas e precisam de atenção:
- Pés
Os tornozelos não podem cair para frente quando estiver com os pés no chão, assim o seu arco do pé sempre estará levantado. A boa relação do seu pé com o chão te trará equilíbrio, sustentação estabilidade. Passar pelas posições ao realizar os exercícios. Esticá-los sempre que tirar do chão.
- Pernas
Manter o en dehors. Da coxa aos pés, tudo virado para fora. O tempo todo, salvas exceções coreográficas. Joelhos na direção dos pés.
- Quadril
Sempre encaixado. Cuidar para o bumbum não ir para trás, nem para frente. Procurar manter também o alinhamento ao trabalhar uma única perna, sem “sentar” na perna apoio. Realizar os exercícios sem mexê-lo.
- Barriga
Para dentro, sempre. Costelas fechadas. Respire, sempre, usar o diafragma para respirar, cuidar para não prender a respiração.
- Ombros
Manter ombros relaxados, sem tensão para cima.
- Costas
Retas. Postura sempre ereta como se estivesse sendo puxado para cima.
- Braços
Devem ter linha contínua. Não apresentar “quebras” nos cotovelos ou pulsos. Nas posições básicas, são levemente arredondados. Sustentar as posições. Não deixa-los caídos. Passar pelas posições ao realizar os exercícios.
- Queixo
Levemente posicionado para cima.
- Mãos
Esconder o polegar; deixar o indicador um pouco para cima, detacado dos demais. Dar impressão de leveza, dedos relaxados.
- Cabeça
Geralmente acompanha a mão ou muda de acordo com a colocação dos pés.
Precisamos aprender a dividir nosso corpo em partes e pensar nelas separadas. Mãos não são braços, braços não são ombros, ombros não são costas e assim por diante. Pensar separado e fazer junto, está aí o desafio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário