sábado, 24 de setembro de 2011

Flor de Menina com a saúde em dia

Além de artistas, bailarinas também são atletas, o que exige um bom preparo físico, alimentação adequada e controle corporal. Nesse sentido a Cia passará por atendimento médico tanta na área da fisioterapia quanto na área da nutrição, em pareceria com o Centro de Reabilitação de Campo Novo do Parecis.


Muitas bailarinas iniciam a sua dança muito jovens. Quando começam a crescer e virar mulheres, muitas vezes a preocupação com o peso é uma das questões que começam a ser discutidas. É muito importante manter seu corpo saudável, portanto  a nutricionista Francieli Grave Marini atenderá todas as bailarinas da Cia para que se faça uma reeducação alimentar. "As bailarinas precisão de alimentos para o desempenho máximo, e não a máxima magreza! Nós temos que pensar em nutrição, em reeducação alimentar em vez de fazer dieta para emagrecimento" comentou a nutricionista.


Nesse sentido a fisioterapia também se faz necessária no dia a dia das bailarinas para avaliar, detectar alterações posturais importantes, assessorar os professores na melhor abordagem biomecânica para cada aula, bem como reabilitar os alunos quando necessário. Cada aluna apresenta um biotipo, o que significa necessidades diferenciadas para a prática da dança.


Agora na Cia de Arte Flor de Menina as bailarinas realizarão uma avaliação postural e a fisioterapeuta Iandra Carla Martins acompanhará de perto seu processo de aprendizagem e desenvolver estratégias para melhorar o aproveitamento e performance das alunas. Na ocorrência de alguma lesão, a fisioterapeuta possibilitará a reabilitação e acompanhará o retorno às aulas, direcionando os exercícios, freqüências e intensidades adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário