O Quebra-nozes
Conto de natal de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, publicado em 1881, que deu origem ao balé com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov.
O balé conta a história da menina Clara, que ganha de seu padrinho um quebra-nozes em formato de soldadinho e se encanta pelo presente. Ela fica desolada, no entanto, quando seus irmãos o quebram durante uma brincadeira. Seu padrinho a consola e conserta o brinquedo. Ela vai dormir e, a partir daí, a magia toma conta do balé!
Libreto
Ato I - Cena I
Em uma festa de natal, Clara Stahlbaum, recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes, em forma de soldadinho. As crianças passam a festa com a atenção voltada para Drosselmeyer, que mostra mágicas e danças, além de um teatro de fantoches.
Ao terminar a festa, todos vão dormir, mas Clara não consegue parar de pensar em tudo que havia acontecido naquela noite. A menina volta à sala, para ver seu presente e acaba adormecendo. Sonha com um exército de ratos invadindo a sala, e para defende-la, um exercito de soldadinhos de chumbo comandado pelo Quebra-Nozes. O Rei dos Ratos fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha. Nesse momento, Clara atira sua sapatilha no Rato, salvando o Quebra-Nozes.
Ato I - Cena II
Clara sente a presença de seu padrinho, e magicamente o boneco é transformado em um belo príncipe. Ela é conduzida ao Reino das Neves.
Valsa do Floco de Neve, o Reino das Neves |
Ato II
Logo em seguida, ao chegar no Reino dos Doces, conhece a Fada açucarada, a qual homenageia Clara com uma grande festa.
Valsa das Flores no Reino dos Doces |
Danças de diversas regiões são executadas, simbolizando o chocolate, o café, o marzipan, o chá, entre outros. No final a Fada Açucarada e o Príncipe dançam o grande Adágio. A menina começa a ficar sonolenta, retornando a um sono profundo. Quando amanhece Clara é encontrada pelos pais dormindo ao pé da árvore de Natal, abraçada ao quebra-nozes.
Curiosidades
O Quebra-Nozes foi um balé que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França. A começar pelo seu coreógrafo, Lev Ivanov, que era russo e discípulo de Marius Petipa. Quando este perdeu seu interesse pela obra, por seu caráter infantil, Ivanov assumiu a coreografia da obra. Foi a segunda composição de Tchaikovsky para balé, e considerada um dos mais perfeitos casamentos entre coreografia e música, pois nenhum dos dois se sobressai em relação ao outro.
Piotr Ilyitch Tchaikovsky 1840-1893 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário