domingo, 22 de abril de 2012

"Contação de Histórias" encerra a Semana Nacional do Livro Infantil


O boneco de alcatrão de "O macaco e a velha".

O Teatro Ogan apresentou, na noite de sexta-feira (20.04), uma sessão de "Contação de Histórias", na Praça da Cultura, encerrando as atividades promovidas pela Biblioteca Pública Municipal em comemoração à Semana Nacional do Livro Infantil de Campo Novo do Parecis.

A "Contação de Histórias" realizada por Van César - contador de histórias, apresentou "O Baú das Histórias", de autoria de Gail E. Halley, narrando como surgiu o primeiro contador de histórias do mundo. Esse conto africano possui mais de 400 anos e veio para as Américas nos porões dos navios cruéis que trouxeram os escravos para cá.

"O macaco e a velha", do folclore popular e adaptado por Ricardo Azevedo, é uma transformação do primeiro conto, mostrando como as histórias são contadas e recontadas, e sendo as mesmas histórias, tornam-se outras histórias.

A terceira história contada foi "A Menina e o Pássaro Encantado", de autoria de Rubem Alves, que narra a emocionante amizade entre uma menina e seu pássaro contador de histórias.

A Morte e o estalajadeiro.

Encerrando, "O Estalajadeiro e a Morte", de autoria de Ernani Ssó, mostra no conto como os homens sempre tentam enganar a Morte, e como ela nunca se deixa enganar.


Sobre a Semana do Livro Infantil


A Semana Nacional do Livro Infantil, ocorrida entre os dias 16 e 20 de abril, é uma promoção do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Departamento de Cultura e Biblioteca Pública Municipal. Contou com a parceria do Teatro Ogan através do Ponto de Cultura Ninho do Sol e Biblioteca Comunitária Mãe Branca.

Em sua programação contou com o espetáculo de teatro de rua "Minuet" com a Cia de Teatro Revelação; a "Hora do Conto" com Ducelina - contadora de histórias da Biblioteca Mãe Branca; e a "Contação de Histórias" com Van César, do Teatro Ogan.

Participaram desta Semana do Livro Infantil a EM Jardim das Palmeiras, a EM 04 de Julho, a EE Madre Tarcila e o Instituto Luterano de Educação do Parecis (Ilep).

Nenhum comentário:

Postar um comentário