quarta-feira, 1 de maio de 2013

Conscientizem-se: Professores e Alunos

“Melhor ser uma (o) grande bailarina (o) do que uma pequena professora!”


E assim começo os posts deste mês – com esta reflexão, afinal estamos – nós bailarinas (os) sendo mesmos instruídas pelos melhores profissionais da área ou os mais bem preparados para tal função? 

Eu (professor de dança) realmente tenho gabarito para ministrar aquilo que estou fazendo ou estou – intencional ou não intencionalmente iludindo a cabeça das muitas brilhantes e talentosas bailarinas que passam por mim, por você ou por tantos outros? 

O que é fato: Dance para você e por você, mas não transforme isso em comércio. A Disciplina da dança deve ser estudada se desejar que seja uma função além da diversão. 

Merece respeito à confiança alheia, merece cautela. Jamais se atreva a ensinar o que se tem dúvida ou que se leu na revista, no site da internet, o que não se sabe fazer – e fazer bem! 

A Postura de um professor que deseja cobrar em sala de aula deve ser modelo a ser seguido. Ensinar o que você dança bem nem sempre é ensinar o certo. O certo é saber de onde sair, para onde vai e como chegar com visão de público, bailarino e quase fisioterapeuta. 

Não pense que está ensinando um pouco a quem não sabe nada e isso no momento não fará diferença, pois o leigo cresce e vira mestre e um dia virá a ensinar aquele que já foi seu professor e vai lembrar-se de cobrar passos que lhe foi ensinado errado. Acredite isso pode prejudicar um aluno a vida inteira! 

Estou me referindo aos professores da minha área, os que estudaram anos na dança, os que fazem/praticam dança de segunda a segunda e vivem em prol disso. “E não os “pedagogos”, porque muitos de nós já ouvimos gente falar: “Eu sou legalizada para dar aula de dança, porque fiz pedagogia e pedagogia quer dizer professor de tudo” 

Não é a mesma coisa! Se você faz Judô, você não esta apto a ensinar Kung Fu só porque fez curso na área de lutas marciais... É preciso lembrar isso às vezes, pois muita gente esquece. 

Não desperdice o tempo que você poderia estar estudando algo para te acrescentar, ensinando meias verdades para os que acreditam estar aprendendo muito. Imagine se seus professores fizessem isso com você, creio que não iria achar justo. Certo? 

"A função dos bons professores é formar seus substitutos; Não à sua altura, mas acima dela."
Por Maira Panas via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário