terça-feira, 7 de maio de 2013

Não era para ser assim!

Há 07 anos eu me empenho a estudar a dança. Alguns deles sendo, literalmente, autodidata de forma progressiva e continuadamente. Nas viagens que realizei muitas vezes tive que fazer escolhas das quais vinham com conseqüências futuras que não me agradaram nem um pouco e não pensem que foram viagens para aliviar a tensão e o nervosismo de uma cabeça atropelada por problemas que mais pareciam crescer à medida que o tempo passava, pois muitas vezes fui obrigado a sair em momentos ruins da minha vida/família e precisei deixar para traz determinadas importâncias para ir em busca de outras para o meu futuro... Se o que eu desejava era me profissionalizar nesta área para ter o direito de lecionar o que aprendia para os demais, sacrifícios deveriam ser feitos e os fiz e não me arrependo!


Posso afirmar – e sem medo, que contabilizando todos os gastos de figurinos, materiais de estudos, materiais de utilização e cursos durante este tempo todo de investimento, eu poderia ter somado o valor próximo a uma casa já mobilhada. Antes de receber somos nossos próprios empresários.

Graças a Deus essa não é a realidade de Campo Novo, mas nós professores de dança, pagamos aonde trabalhar, pagamos os materiais que vocês ou as filhas de vocês utilizam em sala de aula, além de precisar estar de bom humor todos os dias independente se você já deu 06 aulas por dia e tem que acordar cedo no outro, prestar atenção em cada um que pisa na sala, conhecer as dificuldades e facilidades particulares, estar atento a cada queixa de pais e não pais. Há pessoas que são fáceis de conviver e outras são geniosas, enfim, são pessoas!

Ano passado ao elaborar os figurinos do baby balé – crianças entre 03 a 07 anos, o valor foi um pouco mais de mínimos, R$ 100,00 o que para muitas pessoas já é um absurdo por si só e cabe aqui mencionar que o valor do figurino (incompleto) da minha Cia principal foi um pouco mais de R$ 200,00 (e em se tratando da minha Cia posso dizer que sou agraciado, pois os pais entendem e compreende todo esse processo), caro?! Não! Pois um figurino de Ballet Clássico completo (seja ele Tutu Clássico ou Romântico) com bordado, corpete, coroa e todos os acessórios e adornos necessários para compô-lo – sem falar da sapatilha e meia-calça que é item obrigatório de toda bailarina, não sai por menos de R$ 500,00 e se tiver sorte quem sabe ache algum por pouco mais de R$ 400,00. Um professor que trabalha e atua com isso precisa, no mínimo, manter de 12 a 15 trajes em constante bom estado e não, não é exagero, assim como vocês advogados possuem 12 conjuntos de ternos no guarda roupa, meu uso profissional é o outro.

É bonitinho, fofinho e você sempre sonhou em ver sua filha como bailarina!? Então entenda, por favor, não importa onde você ou sua filha faça ballet, terá gastos e disso não tem como fugir e sabe qual é a única saída para aqueles que não estão dispostos a investir ou acham que gastar com o ballet é um absurdo e que esta arte não vale tanto esforço assim? A única saída meus amigos é NÃO FAZER BALLET, assim você não terá esta preocupação em sua vida ou na vida de suas filhas! É uma pena, realmente que o ballet não seja beneficiado a todos, esperamos futuramente conseguir algo mais, mas até lá... Aqui é uma instituição não-governamental, onde tem regras, então precisa segui-las! Se quiser fazer parte deste mundo, adapte-se a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário