segunda-feira, 17 de junho de 2013

3ª Conferência de Cultura é realizada em Tangará

Representantes dos municípios presentes na Conferência
A 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura foi realizada na última quarta-feira (12), no Centro Cultural Pedro Alberto Taiano, na cidade de Tangará da Serra, e reuniu vários municípios que compõem este pólo: Diamantino, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Nova Marilândia, Sapezal, Brasnorte e Campo Novo do Parecis.

A pauta da Conferência foi a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Mato Grosso e nos municípios do Estado, e contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Janete Riva e do articulador do Ministério da Cultura, Rômulo Fraga. Contou também com gestores de cultura dos vários municípios recepcionados pelo secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Júnior Pimenta e pela coordenadora de Cultura, Traudi Hoffmann.

Eleição das propostas da Conferência
Campo Novo do Parecis participou com uma grande comitiva, representada por todos os gestores culturais e instrutores de Arte da Secretaria de Cultura e Turismo, do Departamento de Cultura, do Departamento de Turismo, do Centro Cultural, da Biblioteca Pública Municipal e do Museu Histórico do Parecis; pelos conselheiros de Política Cultural representando o CTG Porteira da Tradição, as Associações Indígenas, a Associação Italiana e o Centro Cultural Aruandê Capoeira; e pelo Teatro Ogan, com todos os oficineiros e agentes culturais do Ponto de Cultura Ninho do Sol.

Na discussão da pauta, foram elencados inúmeras propostas de política cultural para os municípios da região, sendo que cada representante pode discorrer sobre a situação em seu respectivo município: estrutura do órgão gestor da cultura, dos Conselhos de Política Cultural, dos fundos de Cultura, dos equipamentos culturais, dentre outros.

Delegados eleitos para a Conferência Estadual de Cultura
Estas propostas serão discutidas na Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em setembro, em Cuiabá, sendo que as mesmas serão defendidas pelos nove delegados eleitos na conferência, sendo três gestores públicos e seis representantes da classe artística. Representando o poder público foram eleitos o secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, Vanderlei César Guollo; a coordenadora de Cultura de Tangará da Serra, Traudi Hoffmann; e o coordenador de Cultura de Sapezal, Claudir Ferreira. Representando a classe artística foram eleitos de Tangará da Serra: Anselmo Parabá (músico), Alexandre Rolim (ator) e Wellington Machado (dançarino); de Campo Novo do Parecis: Denise Vendruscolo (conselheira de Política Cultural) e Fábio Lima (bailarino); e de Barra do Bugres: Rosalino Aluísio Magalhães (artista da cultura popular).
Fonte: Teatro Ogan

Nenhum comentário:

Postar um comentário