quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Consciência espacial na aula de Balé

Todo mundo sem­pre diz que o nosso espaço acaba quando começa do outro. Numa aula de bal­é isso não pode ser dife­rente, afi­nal, é pre­ciso se colo­car res­pei­tando o espaço do colega para que todos con­si­gam apro­vei­tar seu lugar sem atra­pa­lhar nin­guém, seja na barra, no cen­tro ou na diagonal.

Na Barra

Há dois pon­tos impor­tan­tes a serem obser­va­dos durante a exe­cu­ção de com­bi­na­ções na barra:

- O pri­meiro é ter cer­teza de que você não irá chu­tar nin­guém enquanto faz os exer­cí­cios. Se você tiver muito espaço, isso não será um pro­blema, mas em uma classe lotada é sem­pre uma boa ideia mover seu corpo em dia­go­nal para não acer­tar o seu vizi­nho. Logo, move-se o corpo para fora ao fazer os exer­cí­cios devant e para den­tro ao fazer exer­cí­cios der­rière.

- O segundo ponto a sali­en­tar tem a ver com o tipo de barra que tem na sala de aula. Se a barra for ­mó­vel, irá per­mi­tir que tenha alu­nos em ambos os lados simul­ta­ne­a­mente, neste caso, deve-se tomar cui­dado onde irá colo­car a sua mão.

No Cen­tro


Normalmente fica­mos orga­ni­za­dos em linhas, de frente para o espe­lho. O ideal é que essas linhas sejam inter­ca­la­das, assim todos pode­rão se ver no espe­lho e o pro­fes­sor poderá enxer­gar melhor.

Tente ficar o mais dis­tante pos­sí­vel das pes­soas que estão perto de você, em todas as direções.

Não se esconda! Tente não ficar dire­ta­mente atrás de alguém.

Escolha o seu grupo: Muitas sequên­cias no cen­tro são fei­tas em dois gru­pos, ou mais, depen­dendo da quan­ti­dade de pes­soas e tama­nho da sala. Se você sabe a sequên­cia, esco­lha o pri­meiro grupo, caso con­trá­rio, assista ao pri­meiro grupo para memo­ri­zar o exer­cí­cio e evi­tar contratempos.

Na Dia­go­nal


Quando for fazer o exer­cí­cio na dia­go­nal em duplas, ficar um mais pra frente e o outro mais para trás, em vez de lado a lado.

Se você está na frente de um grupo de três ou mais, avan­çar, para não sufo­car aque­les que estão atrás de você.

Nunca pare no meio ou volte, pode ser atropelado!

Se você é novo na sala, pro­cure per­ce­ber se as pes­soas já têm duplas ou gru­pos for­ma­dos para fazer os exer­cí­cios, assim como pre­cisa obser­var se eles sem­pre fazem os exer­cí­cios na mesma ordem, quem é o pri­meiro da fila, o segundo e assim por diante.

Por: Dryelle Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário