quarta-feira, 18 de maio de 2011

Teatro Ogan apresenta "Amure" na Semana dos Museus

"Amure", apresentação realizada em Curitiba

A Semana dos Museus 2011, cujo tema é "Museu e Memória" iniciou sua programação em Campo Novo do Parecis no último dia 13 e segue até o dia 20 de maio, com palestras, oficinas, visitação ao museu e apresentação cultural.


O Teatro Ogan está inserido na programação com o espetáculo "Amure", de autoria de Van César, direção de Alexandre Rolim e produção de Sílvia Schneiders. A apresentação acontecerá na noite de quarta-feira, 25 de maio, às 19h30, no pátio do Museu Histórico.

"Amure" representou Campo Novo do Parecis neste ano de 2011 no 13º Fringe, evento que faz parte do 20º Festival de Curitiba, considerado o maior festival de teatro da América Latina e o segundo maior do mundo.

"Você é Amure, uma nova visão de Wazare..."
Sobre "Amure"

O espetáculo narra a trajetória de Kamayose, um jovem indígena da etnia Paresí-Haliti, que, após ser chamado pelo mundo espiritual, adentra nos mistérios de sua própria cultura rumo ao seu passado imemorial, na região de Ponte de Pedra.


Com o apoio de sua mãe (a velha cacique) e guiado por personagens como o Pai-do-Mato, Katimalalo - a serpente espírito, Katiyatiyaonero - o espírito das águas, e Soetete - o pássaro espírito, Kamayose faz uma viagem mágica dentro de sua própria cultura e na memória coletiva de seu povo.

"Enfim, amanheço!"

O espetáculo é uma aula de história sobre a ocupação humana no Chapadão do Parecis, mostrando as relações que o povo Haliti travou com os colonizadores, as missões jesuíticas, a marcha de Mal. Rondon e os bandeirantes, o que ocasionou um rápido processo de aculturação, de perda de cultura, por parte dos indígenas.


Um espetáculo para apreciar e questionar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário