segunda-feira, 18 de julho de 2011

Teatro Musical

No nível mais básico, o teatro musical é composto por três elementos: música, letras e de texto (diálogo). Embora a dança não é sempre exigida, o movimento é quase sempre parte do espetáculo. Mesmo nos musicais que não tem uma coreografia avançada, o movimento e expressividade dos atores ajudam a criar o efeito visual da peça. Na maioria dos casos, porém, a coreografia no teatro musical é empregada para reforçar a narrativa, acrescentando valor diversão e o espírito de uma performance.
"Os Saltimbancos"
(Teatro musical sob direção de Fran Almeida)
É impossível definir “dança teatro musical” como um estilo único de circulação. Isso ocorre porque o tipo de movimentos de dança ou empregados em qualquer peça de teatro que reflete o estilo de desempenho como um todo. Como o teatro musical descende de operetas bem como vaudeville e burlesco, o vocabulário usado em uma produção pode variar. Depende pesadamente sobre os tipos de música utilizada na pontuação, o estilo do conjunto e figurinos (também conhecido como a “mise-en-scene”), bem como a hora e o local em que a música está definida.
"Os Saltimbancos" adaptação Chico Buarque
Tradicionalmente, o sapateado, jazz clássico, dança ou balé têm sido associados com teatro musical. Isso ocorre porque essas danças eram bem adaptadas aos musicais, que cresceram a partir da música e de dança. Estas mostram um enredo coerente e mais sobre a capacidade de desempenho para entreter e divertir. Como resultado, os números de dança foram causando otimismo. Isto deu forma à comédia musical, sem dúvida a mais popular forma de teatro musical, que permaneceu otimista e divertido, embora respeitando um enredo mais concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário