quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

8º FETRAN abre inscrições!


Começaram nesta quarta-feira (1) as inscrições para a 8ª edição do FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – em Mato Grosso, e vão até 30 de março de 2012. O FETRAN é um festival de teatro estudantil com a temática “Educação para o Trânsito”. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.

Usando as artes cênicas para sensibilizar o maior número possível de crianças e adolescentes, o FETRAN faz com que o trânsito seja discutido por alunos, pais e professores em todas as escolas. Desde sua 1ª edição, somente no Estado de Mato Grosso, os espetáculos teatrais já foram assistidos para mais de 200 mil pessoas. O festival já foi realizado em 8 estados brasileiros.

Podem participar, alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas e privadas de Mato Grosso. O festival é dividido em três categorias, compreendidas em: infantil, infanto-juvenil e juvenil. A realização será em seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual, onde acontecerá a grande final. As etapas regionais serão Araguaia (Nova Xavantina), Pantanal (Primavera do Leste), Nortão (Sorriso), Guaporé (Pontes e Lacerda e Comodoro) e Cuiabana (Várzea Grande). A Etapa Estadual, onde serão decididos os vencedores, irá acontecer em julho no Colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá...

Os melhores espetáculos serão avaliados por comissões julgadoras, considerando a temática, o processo de criação, o processo pedagógico, o espetáculo apresentado e também os melhores atores, autores e diretores. As escolas e alunos participantes que vencerem as etapas regionais receberão prêmios como computadores, retro-projetores, televisores, aparelhos DVD, aparelhos de som, entre outros. Além disso, na Etapa Estadual os grupos de escolas vencedoras ganham um passeio cívico e cultural a Brasília.

O FETRAN Mato Grosso é promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, com as Prefeituras Municipais e com o apoio de vários outros parceiros. Os interessados em participar do festival devem entrar em contato através do telefone (65)3928-3035 ou pelo e-mail: fetran@dprf.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário