quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tangará da Serra receberá curso de teatro para artistas de toda a região

Atores e diretores de teatro de Campo Novo do Parecis também podem participar.
Na imagem: Espetáculo Parangolé do Grupo Revelação
Foto: Silvia Schneiders

O Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra, através do Departamento Municipal de Cultura e o Ponto de Cultura ´Arte que Transforma´ promoverão o primeiro ´Curso Livre Itinerante de Teatro´.

O curso será ministrado em Tangará da Serra para profissionais de toda a região através do ensino prático e teórico. “A classe teatral de Mato Grosso tem uma dificuldade muito grande em reciclar seus conhecimentos ou até adquirir técnicas novas de trabalho devido à distância dos grandes centros e essa dificuldade é ainda maior quando se trata de cidades do interior do Estado. Por isso, para resolver essa demanda, o curso prevê a aproximação maior entre os profissionais que tem formação técnica na área e os grupos de teatro criados no interior do Estado”, explica a coordenadora do Departamento de Cultura, Joeli Siqueira.

Segundo a coordenadora, o curso será em caráter modular e dará preferência a áreas pouco estudadas do segmento teatral, mas que compõem a base para a criação de um espetáculo. “Teremos módulos de Direção, Dramaturgia, Cenografia, Encenação e Iluminação. Por conta das agendas dos ministrantes, os módulos serão aplicados uma vez por mês, sendo na sexta das 18h às 22h, sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h e domingo das 8h às 12h e das 14h às 18h”.

Os ministrantes são profissionais com estudo e inseridos no mercado artístico, com plena capacidade para ministrar seus módulos. São eles: Dramaturgia - Maira Jeannyse (formada na UNIRIO em Artes Cênicas, pesquisadora e dramaturga com diversos cursos na área); Direção - Tatiana Horevicht (formada em Direção Teatral pela UFOP/MG; pesquisadora teatral em antropologia teatral); Encenação - Jan Moura (pesquisador teatral em Teatro Colaborativo, mestrando em Culturas Contemporâneas na UFMT); Cenografia - Rosana Schmitt (formada em artes plásticas SP, técnica em desenho industrial, cenógrafa há mais de 20 anos); e iluminação - Lourivaldo Rodrigues (dispensa currículo: mais de 25 anos no mercado de lightdesign e iluminação cênica). 

“Desde já convidamos todos os atores da região para participarem deste curso que será realizado em três polos do Estado e para Tangará da Serra serão disponibilizadas apenas 30 vagas”, adiantou Siqueira, destacando que as inscrições estarão abertas no Departamento de Cultura a partir do dia 1º de março, seguindo até o dia 12. “Serão cinco módulos com custo mensal por pessoa de R$ 30, para custeio de alimentação. O material, assim como o certificado, serão oferecidos pelo Governo do Estado”. 

A previsão de início do primeiro módulo do curso é para 16 de março, com término no dia 18 do mesmo mês.

Fabíola Tormes/Redação Diário da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário