sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dicionário de Repertório: Entrée ou Entrance

É comum ouvirmos falar em Pas de Deux, adágio, Pas de Trois, Coda, Variação, mas nem sempre sabemos o que esses termos significam. Explicarei todos eles separadamente e hoje será o princípio: Entrée ou Entrance.

Entrée em francês ou Entrance em inglês, o significado é o mesmo: o começo da dança, uma coreografia que representa a entrada de um ou mais personagens. Pode ser a primeira entrada em cena (Aurora chegando ao baile) ou a primeira em um momento de mudança da história (Giselle sendo recebida pelas Wilis).


Há Entrances que se assemelham às variações, como o de Kitri. Outros são Pas de Deux, como o de Odette. Alguns são de Solistas, como o Entrance das fadas de A Bela Adormecida. Há também Entrance do corpo de baile (até os 3′) , como o de O lago dos cisnes.

Além disso, o Entrance é a primeira das cinco partes do Grand Pas de Deux; e a primeira das quatro partes do Pas de Trois. Ficou confuso? Dois exemplos: o Entrance do Grand Pas de Deux de Dom Quixote (dos 10” até 1’27”) e o entrance do Pas de Trois de O lago dos cisnes (até 2’01”).

Deu para entender? No próximo post do dicionário, vamos estudar o tão amado quanto temido adágio.

Fonte: Charles d’Albert, Dancing Technical Encyclopedia of the Theory and Practice of the Art of Dancing, Londres, 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário