segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Coordenação motora no Baby Ballet

O Baby Ballet é uma atividade que deve ser exercitada de 3 a 6 anos e umas das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase nas aulas é a coordenação motora. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, trabalhar a motricidade da criança. 

Uma série de exercícios bem elaborados além de desenvolverem nas crianças habilidades motoras proporciona a aceitação, a participação e a evolução da criança na dança.

Coordenação motora é definida como a capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos que o cérebro envia. 

Existem três tipos de coordenação motora: a geral, a específica e a fina. 


A coordenação motora geral faz com que a criança consiga dominar o próprio corpo e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.

A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade.

A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.

O professor de baby ballet deve conhecer e reconhecer esses tipos de coordenação motora e elaborar exercícios que possam auxiliar o desenvolvimento de todas as coordenações. E nada melhor que a dança para estimular todas as partes do corpo.

Prestar atenção em cada aluno é fundamental. Assim, nós professores, poderemos perceber a dificuldade e a melhora de cada criança.

Criar exercícios que estimulam a coordenação motora é mais do que necessário. E se alguma criança tiver alguma dificuldade, respeite e espere o tempo dela.

Cada criança tem o seu tempo e logo logo ela chegará ao nível da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário