O Baby Ballet é uma atividade que deve ser exercitada de 3 a 6 anos e umas das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase nas aulas é a coordenação motora. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, trabalhar a motricidade da criança.
Uma série de exercícios bem elaborados além de desenvolverem nas crianças habilidades motoras proporciona a aceitação, a participação e a evolução da criança na dança.
Coordenação motora é definida como a capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos que o cérebro envia.
Existem três tipos de coordenação motora: a geral, a específica e a fina.
A coordenação motora geral faz com que a criança consiga dominar o próprio corpo e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.
A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade.
A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.
O professor de baby ballet deve conhecer e reconhecer esses tipos de coordenação motora e elaborar exercícios que possam auxiliar o desenvolvimento de todas as coordenações. E nada melhor que a dança para estimular todas as partes do corpo.
Prestar atenção em cada aluno é fundamental. Assim, nós professores, poderemos perceber a dificuldade e a melhora de cada criança.
Criar exercícios que estimulam a coordenação motora é mais do que necessário. E se alguma criança tiver alguma dificuldade, respeite e espere o tempo dela.
Cada criança tem o seu tempo e logo logo ela chegará ao nível da turma.
Por: Lucas Schoeninger
Nenhum comentário:
Postar um comentário