Todos nós necessitamos de disciplina durante toda a vida. Disciplina no uso do dinheiro, para comer, para dormir, para trabalhar, para estudar, para os relacionamentos, entre outros. Nós professores devemos estabelecer, desde a primeira aula, normas para que as crianças entendam que dentro de uma sala deve-se ter um comportamento básico para elas aproveitar cada momento da aula.
É lógico que em determinados dias e em alguns momentos elas irão passar dos limites. Cabe a nós professores sabermos contornar essa situação de maneira que não deixe o aluno traumatizado. E se fosse dar algumas dicas sobre como manter a disciplina essas seriam as seguintes:
1. Estabeleça regras:
Tudo deve ter um por que. Não adianta nada você criar uma regra sem saber para que ela sirva e nem a consequência que ela terá ao ser quebrada. Pense sempre antes de chamar a atenção da criança e durante a aula faça com que o grupo mencione o que pode e o que não pode fazer em sala. Assim eles se sentirão importantes e ajudarão a manter a ordem.
2. A rotina cansa:
As aulas de balé acabam sendo muito parecidas. Isso acaba deixando a criança cansada da repetição. Sempre que você perceber um clima meio estranho, mude de atividade completamente. Mude o foco. Esse é um exercício importante para você professor que deverá saber lidar com esse tipo de surpresa.
3. Não descuide dos alunos:
Você não precisa ficar o tempo todo vigiando o aluno. Mas, mantenha os seus olhos em toda a turma. Dê atenção a cada aluno de maneira igual sem predileções. O aluno deve entender que você professor está atento a tudo o que acontece no ambiente que ele está.
4. A voz:
O importante é sempre manter um tom de voz agradável. Use sempre o seu tom de voz para conversar, explicar e etc. Mas, se em um determinado momento a turma fugir do controle, altere só um pouco a sua voz deixando ela mais firme. Na hora a criança vai entender que a coisa ficou séria. Se os seus gritos forem frequentes a criança irá se acostumar com isso e quando você precisar ser mais firme elas não irão nem ligar.
5. O elogio:
Incentivar a criança é muito importante é melhor valorizar o esforço de uma criança ao invés de dizer que ela é inteligente, pois a criança que acredita que é inteligente vai ficar com medo de perder essa imagem e não vai se arriscar diante de desafios já a que é esforçada nunca desistirá de tentar, porque sabe que o que vale mesmo é seu esforço na execução dos exercícios.
Existem alguns fatores que contribuem para a indisciplina. Esses fatores são de responsabilidade tanto dos professores quanto dos alunos. Uma boa comunicação, por exemplo, é um fator que pode contribuir para o respeito com você professor. Você não é uma criança, então não precisa se comunicar como uma criança. Claro que o jeito que elas falam cativa e não tem como não querer esmagar elas quando elas falam algo errado.
Mas, você é o professor e deve ser exemplo. Fale corretamente, articule bem as palavras e fale devagar para que elas entendam o que você está dizendo. Deixá-las sem atividade é outro fator que pode colocar a sala de pernas para o ar. Então não dê tempo para elas. Nunca ameace uma criança. Se em algum momento você precisar tomar alguma atitude mais grave, como ir conversar com a mãe, comunique-a e vá direto falar com essa mãe. Assim ela entenderá que você é uma pessoa de palavra. Que cumpre o que fala. E na próxima aula ela pensará duas vezes antes de te desafiar.
O mais importante é não envergonhar uma criança na frente dos colegas. Chame-a no cantinho e converse com ela sem que todos estejam prestando atenção no que você está falando. Ao chamar a atenção dela você pode afastar essa criança para sempre da sua aula ou então cativar ela de uma maneira que nunca mais ela vai querer deixa a sua aula. Então use com sabedoria o seu poder. Sempre com elegância e educação. Dentre tantas dicas que eu poderia dar aqui uma das mais importantes é o uniforme.
O collant, a meia, as sapatilhas e o coque em sala de aula não são só bonitinho e deixam as pequenas com carinha de bailarinas. O uniforme é importante para que elas consigam se movimentar com liberdade e para que não se machuquem fazendo aula. O que quero dizer é que não adianta nada você impor mil regras, se você não estimular o uso do uniforme em sala de aula.
O lacinho escondido, o coque com gel são pontos de disciplina na aluna. Se você não cobrar isso delas não terá como cobrar o resto. Cada aluno tem a sua própria característica e seu jeito que foi criado. Não podemos esperar que todos os alunos sejam iguais. O que podemos é trabalhar para sempre manter a ordem e a disciplina dentro da sala. Lógico que elas não são robôs e sim seres humanos. De vez em quando é bom e necessário deixar elas conversarem e extrapolarem. Com isso sua aula será gostosa e não só as crianças sairão felizes e satisfeitas. Você também sairá com a sensação do dever cumprido.
O segredo para o professor manter a disciplina em sala de aula é assumir o papel de mestre e fazer de cada aluno um discípulo. O aluno que não gosta do professor não irá gostar do ballet.
Por: Lucas Schoeninger
Nenhum comentário:
Postar um comentário