segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os métodos

Falar dos métodos de ensino do balé clássico é um tanto complicado, pois ter domínio do assunto requer um longo tempo de estudo da história e da técnica de cada um.


O que se pode afirmar, sem medo de errar, é que existem sete métodos conhecidos cada um com suas peculiaridades e especificidades, para tanto vou me atrever a somente listá-los. 

São eles (basta clicar para ver um pouco de cada um): 

École Française (método francês) 
Bournonville (método dinamarquês) 
Royal Academy of Dance – RAD (método inglês) 
Cecchetti (método italiano) 
Vaganova (método russo) 
Balanchine (método americano) 
Escola Cubana de Ballet (método cubano) 

Um olhar atento consegue perceber as diferenças, mesmo que não saiba dizer claramente quais são elas. A base do balé clássico é a mesma em todos os métodos, o que mudam são as formas dos passos serem ensinados e a ênfase dada a determinados aspectos. Por isso notamos que não é igual, mesmo sendo balé em todos os casos.



Para quem acha que seu tipo físico não é o mais adequado para determinado tenho uma boa notícia! Todos nós podemos estudar o método que quisermos a questão é o caminho percorrido para aprender e o nível técnico a ser atingido. Por isso, quando você achar que talvez tenha dois pés esquerdos e não nasceu para o balé, talvez seja apenas uma questão de método, não desista procure até encontrar aquele que lhe agrade e (ou) atenda as suas necessidades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário