domingo, 28 de outubro de 2012

As três obrigações de uma bailarina

1. Costurar elásticos e fitas nas sapatilhas

Não adianta pedir para a mãe, a avó, a tia, a amiga prendada: perca o medo das linhas e agulhas e costure sozinha. Nas primeiras vezes, as costuras ficam horríveis. Depois, você passa a fazê-lo sem nem pensar a respeito. Além disso, uma de suas sapatilhas pode se descosturar pouco antes de você entrar no palco, ou antes, de você começar um exame. Imagine só uma bailarina buscando socorro na coxia ou no vestiário para alguém fazer algo que é de sua responsabilidade.

2. Se maquiar

Não importa se você se maquia uma vez por ano quando o espetáculo acontece. Nada de ficar pedindo para maquiarem você. Muitas bailarinas já entraram no palco sem um adereço porque chegaram atrasadas na coxia. Sabe o que elas estavam fazendo? Maquiando outras pessoas. Não era a obrigação delas. Por isso, seja responsável pela sua própria maquiagem. E é importante ressaltar: não é para chegar ao camarim e começar a peregrinação: “Alguém tem base da cor da minha pele? E sombra azul, quem tem?” Use os seus próprios produtos. Aprenda uma maquiagem básica de palco, aqui.

3. Fazer o seu próprio coque

O mais comum! O que mais vezes se é feito, seu amigo e companheiro. E ainda há bailarinas que não sabem como fazê-lo? Não vale usar rabo de cavalo ou ficar de cabelo solto (mesmo porque isso é um absurdo para uma aula de balé). O coque existe no balé não pela beleza, é para os cabelos não nos atrapalharem enquanto dançamos. Tente fazer uma diagonal de cabelo solto para ver o que acontece. Embora, o coque pareça ser difícil de fazer, logo você o começa a fazê-lo sem espelho e em poucos minutos. Sem falar que um coque bem-feito, além de lindo, te deixa com cara de bailarina de verdade. Para aprender três tipos diferentes de coque, clique aqui.


E os bailarinos? Eles só estão dispensados do item 3. No caso da maquiagem, eles devem saber como tirar o brilho do rosto e ressaltar os olhos, ou fazer uma maquiagem específica de sua personagem. Não podemos confundir: a maquiagem do dia a dia é para ressaltar a beleza; do palco, é parte da personagem tanto quanto o figurino. Por isso, bailarinos não só podem como devem usá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário