quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O que é Pantomima

Pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos. É a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, palhaços, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.

Pantomima e balé clássico: 

As pantomimas são comuns nos balés de repertório - chegando ser quase impossível dançar um repertório sem essa arte, pois é através dela que as cenas são explicadas antes ou depois de ocorrer uma ato coreografado com o corpo de baile, um Pas de Trois, Pas de Deux, Pas de Quatre ou mesmo um Solo.

Eis um trecho de "O Lago dos Cisnes". 

Você aqui, por quê?
Ela diz: Porque eu sou a rainha de todos os cisnes. 
Para você, rainha, eu me curvo. 
Obrigada, ela diz. Eu vou mostrar para você. Lá é um lago de lágrimas de minha mãe… 
Mas espera. Lá há um mago que me transformou em um cisne… Mas espera. Se alguém me 
amar e se casar comigo e prometer ser fiel, eu não serei mais um cisne. 

(Tradução: Juliana Araújo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário