terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bailarina de Juína é aprovada na pré-seleção do Khan el Khalili

A bailarina e coreógrafa da cidade de Juína Maira Panas foi aprovada na pré-seleção do Khan el Khalili que certifica às selecionadas o selo de "Padrão de Qualidade"cuja a ideia é reconhecer quem realmente pode ter "A Arte da Dança do Ventre" como símbolo de sua dança ou quem está a caminho.

Bailarinas de diversos estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná estiverem realizando a banca este ano e a bailarina matogrosensse  foi a representante do nosso estado nessa difícil e disputada banca realizada pela já tradicional "Casa de Chá Egípcia" que atua no mercado desde 1982 sendo um ponto turístico de cultura árabe, pioneiro na cidade de São Paulo, visitado por pessoas do mundo inteiro.

Foto retirado do perfil pessoal do facebook
Maira Panas
Maira Panas é atualmente professora e coreógrafa de dança na cidade de Juína, atuando na área como bailarina há 07 anos. Aos 07 anos de idade ingressou nas aulas de ballet do Royal com "Tetê de São Paulo", aos 4 anos, com o regressar da professora à São Paulo, as aulas foram encerradas e dando continuidade somente aos 14 anos, desta vez como auto-didata. O Clássico despertou a curiosidade de tentar outros ritmos, como Tango, zouk, jazz, mas se dedicando à finco nas danças árabes, após perceber que as alternâncias de estilos, estudos e variações deste ritmo era bem maior e completo do que a "resumida Dança do ventre" que existe em cidades interioranas.

Maira possui confirmadamente, um dos maiores currículos como profissional de dança do estado de Mato Grosso com professores à nível nacional e internacional obtendo assim, diversas propostas de trabalhos fora da região e optando por investir em sua cidade como foco de cultura e conhecimento ao público. Em pareceria com Vanderlei José (professor de teatro) fundou a primeira escola de artes Cênicas em Juína, voltando todos seus diversos cursos e conhecimento para os interessados em "estudar dança ". Foi Convidada à entrar no Time das Belly Dancers do Omar Nabolsi, como representação das bailarinas brasileiras nos emirados árabes, conquistou o 3º lugar no solo improviso Clássico da Shimmie em São Paulo em 2012, passou pela primeira fase de seleção do Mercado Persa da categoria profissional 2013 e após 03 anos insistindo em tentar o selo padrão da Khan el Khalili, foi selecionada pela Casa como uma de suas bailarinas.

Selo de Padrão de Qualidade
Khan el Khalili
Anualmente 180 bailarinas de todo o Brasil tentam o selo de "Padrão de Qualidade" do Khan l Khalili, sendo que somente 60 delas são classificadas. São provas divididas em etapas onde a última etapa é o solo profissional de improviso com tempo mínimo de 08 minutos e máximo de 14 minutos dentro da sala avaliativa com os profissionais da Casa.

É raro a participação de bailarinas de Mato Grosso tentando esta qualificação, considerando que o conhecimento em danças árabes precisa ser vasto em estudos tanto teóricos quanto musical, com isso muitas acabam desistindo dada avaliação rigorosa e criteriosa de Jorge Sabongi (instrutor de direção artística e dono da Casa) e dos 28 Jurados Técnicos responsáveis pelo julgamento crítico do desenvolvimento da bailarina na dança.

Em entrevista ao Flor de Menina Maira comenta "que ser aceita no Khan el Khalili como auto-didata em dança do ventre foi muito difícil, isso em 2011". Após perceber que o peso de possuir um instrutor técnico era muito importante, Panas passou a estudar e procurar professores da Casa e depois de 03 anos seguidamente tentando a pré-seleção, em 2013 recebeu o selo de qualificação como Bailarina Nacional sendo a única bailarina do estado de Mato Grosso a ser selecionada este ano. 

Foto retirado do perfil pessoal do facebook
Maira Panas
"Receber este certificado é uma honra muito grande como reconhecimento e fazer parte das Bailarinas Khan el Khalili foi um sonho conquistado" comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário