quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Entendendo a composição de uma Coreografia

A coreografia é o ato de projetar a dança.


O processo coreográfico tem como objetivo desenvolver ideias inovadoras de combinação de passos e movimentos adequados ao ritmo da música escolhida e ao tema sugerido. Também é necessário pensar na melhor ocupação do espaço - a energia que o contexto pede e o tempo.

Numa coreografia esses elementos básicos dialogam entre si podendo construir outros sentidos causadores de diferentes sensações no espectador, pois de acordo com a composição realizada poderá obter diferentes resultados.

A origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma ideia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.

A coreografia pode ser criada como uma temática isolada, para ser apresentada de forma independente e também pode ser produzida como parte integrante de um show musical, uma ópera, uma peça de teatro, um programa de televisão, e assim por diante.

O coreógrafo é aquele que projeta danças.

Técnicas

São 2 os métodos coreográficos fundamentais:

1) Improvisação

Em que um coreógrafo oferece dançarinos com uma pontuação que serve como orientação para o movimento de forma improvisada. Existem marcações e a partir delas o bailarino sabe quais são os momentos de improvisar.

2) Coreografia planejada

Em que um coreógrafo dita o movimento em detalhes, deixando pouca ou nenhuma oportunidade para o dançarino de exercer interpretação pessoal.

Várias técnicas são comumente usadas ​​em coreografias:
  • Espelhando - Frente para o outro e fazer o mesmo
  • Invertida - Realizando uma sequência de movimentos na ordem inversa
  • Canon - Pessoas que realizam o mesmo movimento, um após o outro
  • Níveis - Dividir pessoas de níveis superiores e inferiores em uma dança
  • Sombreamento - Estando uma atrás da outra e executar os mesmos movimentos
  • Uníssono - Duas ou mais pessoas, fazendo uma série de movimentos, ao mesmo tempo
Movimentos pode ser caracterizados por uma dinâmica, tais como rápido, lento, duro, macio, longo e curto. Uma boa coreografia não une apenas uma porção de passos, mas sim estuda os movimentos adequados ao tema e aos intérpretes.
Por: Dryelle Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário