quinta-feira, 15 de março de 2012

Biblioteca Pública lança V Concurso de Poesias

No Dia Nacional da Poesia (14 de março), a Biblioteca Pública lança o V Concurso Municipal de Poesias e Recital de Poesias 2012.



O V Concurso Municipal de Poesias é uma promoção da Biblioteca Pública Municipal, espaço cultural de estímulo à literatura, ligado ao Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), contando com total apoio do Governo Municipal. O V Concurso de Poesias, de temática livre, acontecerá de 14 de março a 06 de junho de 2012.

O Concurso de Poesias tem como principais objetivos de criar e consolidar hábitos de leitura e escrita e valorizar a poesia como expressão literária, estimulando e difundindo as artes literárias no município. Ainda, de possibilitar aos poetas o mínimo necessário para que possam mostrar os seus trabalhos e ampliar suas experiências.

O V Concurso de Poesias será constituído de seis categorias:
I - Estudantes do 1º ao 3º ano;
II - Estudantes do 4º ao 6º ano;
III - Estudantes do 7º ao 9º ano;
IV - Estudantes do Ensino Médio;
V - Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
VI - Livre: comunidade em geral.

Participarão do V Concurso de Poesias todos os estudantes e comunidade em geral de Campo Novo do Parecis que se inscreverem regularmente até o dia 04 de maio de 2012, sendo que somente poesias inéditas e não publicadas concorrerão.

A avaliação das poesias será feita por três convidados devidamente capacitados para esse fim, indicados pela Comissão Organizadora do V Concurso de Poesias, que premiarão com o troféu “Utyiahaliti” as 03 (três) melhores em cada categoria. A critério dos Avaliadores, poderão ainda ser entregues certificados de Menções Honrosas.

Recital de Poesias 2012

As poesias classificadas o V Concurso Municipal de Poesias deverão obrigatoriamente ser apresentadas no Recital de Poesias, evento onde serão conhecidas as colocações em cada categoria.


Das Pedras

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.
 Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário