terça-feira, 13 de março de 2012

Terceiro Céu e a Bíblia

"Conheço um homem em unção com Cristo, o qual, há catorze anos (quer no corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado como tal até o Terceiro Céu." (2 Coríntios, Capítulo 12, Versículo 2)


Em 2 Coríntios 12:2-4, o apóstolo Paulo de Tarso descreve alguém que “foi arrebatado . . . até o Terceiro Céu” e “para o paraíso”. Visto que nas Escrituras não se faz nenhuma menção de qualquer outra pessoa ter tido tal experiência, parece provável que fosse a experiência do próprio apóstolo Paulo.

Embora alguns se esforçassem a relacionar a referência de Paulo ao “Terceiro Céu” com o primitivo conceito rabínico, de que havia vários estágios de céu, até o total de “Sete Céus”, tal conceito não encontra apoio nas Escrituras.


Quando examinamos o contexto, torna-se evidente que o apóstolo não se referiu aos céus dentro da camada atmosférica da terra ou ao espaço sideral. O apóstolo escreveu: “Passarei para visões sobrenaturais e revelações da parte do Senhor. Conheço um homem em unção com Cristo, o qual, há quatorze anos — quer no corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus o sabe — foi arrebatado como tal até o Terceiro Céu . . . e foi arrebatado para o paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não são lícitas ao homem falar.” — 2 Cor. 12:1-4.

Por isso, parece que a referência ao “Terceiro Céu” se relaciona com os céus espirituais e indica o grau superlativo de arrebatamento no qual se viu esta visão. Neste respeito, pode-se notar o modo como as palavras e as expressões são repetidas três vezes em Isaías 6:3, Ezequiel 21:27, João 21:15-17 e Revelação 4:8, evidentemente com o objetivo de expressar uma intensificação da qualidade ou da ideia.

Por Tompson Rogério Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário