segunda-feira, 3 de setembro de 2012

1° de Setembro foi o Dia da Bailarina

Para refletir...

Elementos Cênicos – Uma visão da plateia

Sala de aula, sapatilhas surradas pelo uso, collant – roupa para prática. Começa a concentração, aquecendo com alongamentos, em seguida o pé pisa no breu. A aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: – braços… costas… en dehors. E seguem-se as infinitas repetições. No centro, adágio, tendu, piruetas, bateria de saltos, valsa… O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda com a reverência, mas é necessário repeti-la sozinha para aperfeiçoar os movimentos.

Disciplina; vontade; força; paixão. Estes são alguns dos elementos que tornam o mundo da dança, mais próximo dos que sonham conquistar os palcos. Dos que querem ser a personagem principal: bailarina!

E entre tantos fascinantes e maravilhosos ouve-se a voz da grande bailarina Tatiana Leskova, que por várias vezes visitou a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, que revela: – “A minha nacionalidade é bailarina”.

O bailarino – um artista que se molda a estética desta arte e, vai ao limite, flutua, eleva seu corpo ao som da música. Interpreta um conjunto de movimentos que acompanha o arranjo musical que se traduz em histórias e encantam a plateia. Histórias que recomeçam no dia seguinte de cada espetáculo: – a aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: – braços… costas… en dehors. O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda…com reverência!

A cada dia outros elementos são reforçados: coragem, perseverança, determinação e o sonho ininterrupto para seguir fazendo na história da vida o papel de bailarina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário