Projeto de incentivo à leitura que acontece mensalmente desde agosto de 2010 e que consiste em pendurar poemas de autores desconhecidos em árvores de praças, ruas e calçadões da cidade de Governador Valadares. Surgiu a partir do esforço do poeta Marcelo Rocha em construir alternativas que ofereçam à sociedade acesso gratuito à leitura.
A idealização e coordenação é de Marcelo Rocha, tendo como assistentes de produção Andréia Rodrigues de Carvalho e Roberto César Ribeiro Chaves. A realização é do Instituto Psia.
Tendo por força o ineditismo do projeto - é o primeiro no país nesse formato, é inovador e complementa as formas tradicionais de leitura – o “Um poema em cada árvore” busca elevar os níveis de leitura e cultura da população brasileira. Busca ainda ampliar as possibilidades de leitura através da construção de alternativas que ofereçam à sociedade acesso gratuito à leitura e abre espaço para a divulgação da produção literária de escritores desconhecidos, valorizando e aproximando a poesia do grande público.
Finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pelo Ministério da Educação, Ministério da Cultura e OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), com patrocínio e execução da Fundação Santillana e apoio do Consed e da Undime, o Projeto já realizou 22 edições, com a participação de mais de 100 poetas de diversas cidades do Brasil.
Repercussão nacional e internacional
O projeto recebeu destaque em alguns veículos da internet, como o site da Editora Blocos, Clube dos Escritores de Ipatinga, Circuito Fora do Eixo, Clube do Livro de Salvador, Barkaça (Divinópolis), Galinha Pulando (Salvador), Espaço Fluxo (BH), Coletivo Fórceps (Sabará), Triplov (Portugal) e 23 (vinte e três) blogues pessoais. Ainda gerou matérias no Diário do Rio Doce e no Jornal Hoje em Dia (BH), O Jornal (Alagoas), além de entrevista na Rádio UFMG Educativa.
"Um poema em cada árvore" em Campo Novo do Parecis
O projeto será executado em 83 cidades, nas cinco regiões brasileiras. Em nosso município, o parceiro do projeto é o Teatro Ogan que, através do Ponto de Cultura Ninho do Sol, promoverá o "Um poema em cada árvore" na Praça da Cultura no dia 21 de setembro, homenageando o Dia da Árvore, dia de reflexão e pensamento verde.
Aguardem maiores informações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário