quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dança do Ventre - Você sabia!?

No post anterior de Dança do Ventre – Você sabia!?, falamos sobre os estilos egípcio, norte-americano e libanês. Hoje falaremos sobre os estilos Turco, Tribal e Tribal Fusion, finalizando numa terceira matéria com o estilo Cigano e Gótico. 

Turco 

O estilo turco é influenciado por várias danças folclóricas da Turquia, assim como as danças folclóricas dos ciganos que vivem no país. Muitas dançarinas e músicos são ciganos e deram seu próprio toque especial à dança. 


Há geralmente ritmos populares com uma estrutura de 5, 7 ou 9 tempos juntamente com ritmos de 4 e 8 tempos. O estilo turco clássico possui alguns pontos em comum com as eras de ouro e clássica do Egito e do Líbano, mas também possui um caráter patriótico muito forte oriundo da época do Império Otomano. No entanto, o atual estilo turco de dança do ventre é muito mais alegre e expansivo. 

Tribal 

A música usada é de origem norte-africana, indiana, turca e árabe. As roupas trazem elementos da Índia, Turquia, Afeganistão e África do Norte. Tudo isso misturado aos movimentos trazidos do estilo americano, do flamenco e da dança indiana. As tatuagens também são muito populares entre as dançarinas de Tribal. Algumas dançarinas diferenciam o puro Fat Chance e o estilo Tribal americano do estilo Tribal improvisado. 

Tribal Fusion 

Estilos derivados do estilo Tribal americano incluem o Tribal Fusion e a Dança do Ventre Tribal moderna. Estes utilizam bastante da estética do Tribal americano. No entanto, ao invés de ter como base a improvisação, as danças do Tribal Fusion são geralmente coreografadas. Os estilos se fundem ainda mais com outras formas de dança como Break Dance, Hip Hop, Dança Indiana, Polinésia (do Oeste Africano), entre outras. Além disso, usam músicas contemporâneas como Breakcore e Etno-rock. O Tribal Fusion é fortemente influenciado pela Ioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário