sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cia Revelação de Teatro participa de oficina oferecida pelo Circo Grock em Campo Novo do Parecis

O grupo Grock resolveu vir para Campo Novo após ler uma matéria da Cia Revelação na Revista Gazeta Vip em uma das cidades em que esteve se apresentando.


O Circo Grock Internacional estreou oficialmente em Campo Novo do Parecis, na sexta-feira (17.01), auxiliado pela Cia Revelação de Teatro que também participa da Oficina de Habilidades Circenses, ministrada pela trupe. Segundo Nil Moura, um dos criadores do circo, conhecido como palhaço Espaguete, a parceria é benéfica para ambos, os garotos aprendem mais sobre a arte do circo e ainda dão uma mão durante as apresentações.

“O que está acontecendo aqui entre o grupo Revelação e o Grock é uma troca de experiências, pois eles estão montando um espetáculo chamado ‘O Circo’, e a gente, como pessoas de circo, vamos aproveitar essa força que eles estão dando e vamos passar a tecnologia das cenas do espetáculo circense, para dar uma força para o espetáculo deles”, afirmou Espaguete.

Para Gena Leão, parceira de Nil na criação do circo e divisão dos palcos como palhaça Ferrugem, se diz impressionada com a receptividade das pessoas em plenas férias escolares, onde tem comparecido sem muita divulgação. O grupo ainda precisou realizar várias pré-estreias antes da estreia oficial por causa das chuvas, mesmo assim algumas pessoas reclamaram porque muitas crianças estão viajando e não vão poder ver o circo. “Como o público está sendo maravilhoso, a gente vai ver se estende um pouco mais as oficinas e também esperar as escolas voltarem”, garantiu.


Sandra Teodósio, gerente administrativa do circo, contou que o grupo possui uma escola, a EPAC – Escola Potiguar das Artes do Circo, da qual se formaram boa parte dos artistas da trupe. Segundo ela as oficinas fazem parte das atividades da escola que é mantida pelo Grupo Grock. “A gente realmente procura dar esse grau de formação em todo o lugar que a gente está andando, é uma característica bem própria dos meninos, do Nil e da Gena, pois há uma preocupação de propagar a arte e que as pessoas sejam multiplicadoras do circo”, informou Sandra.

O Circo Grock participa de uma turnê que teve início em Cuiabá, mas a cidade de Campo Novo não estava nos planos do grupo. Gena informou que eles possuem um circo para ser montado em shoppings, mas quando estavam em Cuiabá descobriram que o estacionamento do shopping em que se apresentariam em Porto Velho estava em reforma.

Segundo Nil, depois da notícia eles resolveram se apresentar por Mato Grosso, onde seguiram à direção de Primavera do Leste e Rondonópolis, voltando em seguida para irem à Juína. Durante a apresentação em Tangará da Serra eles entraram em contato com a Revista Gazeta Vip 3ª Edição, cuja capa é o grupo Cia Revelação de Teatro e sua trajetória até o Fringe do Festival de Teatro de Curitiba.

“A gente se encantou com a cidade pelo seu potencial cultural, pois a gente sabe que quando uma cidade desenvolve muitos grupos de teatro, de dança, ela prepara a população para receber essa cultura”, confessou Nil. “O que mais me chamou a atenção foi a foto, depois eu fui ler a matéria, foi quando eu disse: ‘a gente não pode ir para Juína sem passar por Campo Novo do Parecis porque lá a cultura está fervendo’”, acrescentou Gena.

O Circo Grock Internacional permanecerá em Campo Novo do Parecis até o início de fevereiro com apresentações todos os dias às 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário