segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pontas para homens?

As sapatilhas de pontas para o homem hoje em dia já não é um grande absurdo, embora elas sejam quase que exclusivas para as bailarinas. Há muitas grandes academias pelo mundo afora que usam a sapatilha de ponta no ensino da técnica clássica masculina...


Eles não vão apresentar com as pontas, mas essas sapatilhas servem como meio de se trabalhar vários fatores como resistência, fortalecimento, controle, dentre muitos outros que o bailarino necessita ter para um bom desempenho. Os bailarinos devem ter força necessária para sustentar uma bailarina no ar com seus braços, mas sobretudo deve ter força para executar seus passos com o melhor desempenho possível, aí toda forma de ensino (com pontas ou não) é bem vinda desde que não seja prejudicial a saúde e ao corpo deste artista.

Vantagens e Desvantagens

A maior vantagem do treino de pontas para homens é que eles de fato alcançam melhor alongamento, força e balances mais perfeitos, os quais não alcançariam somente com a técnica da meia ponta. Tanto que algumas escolas, como o Bolshoi por exemplo, exigem o treinamento para homens. A outra vantagem é que, experimentando a sensação, os bailarinos conseguem entender melhor as dificuldades e limitações de suas partners e os coreógrafos também se tornam sensíveis a elas.

A desvantagem é que os bailarinos tornam-se mais susceptíveis a lesões. Isso porque possuem pés maiores, mais largos, mais rígidos e musculatura mais pesada sobre os tornozelos. E se já é difícil encontrar a sapatilha ideal para meninas, imaginem para homens! O box deve ser mais largo, a palmilha mais reforçada e o tamanho bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário