segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dance, senão estamos perdidos


A dança deve ter outra razão além de simples técnica e perícia. A técnica é importante, mas é só um fundamento. Certas coisas se podem dizer com palavras, e outras, com movimentos. Há instantes, porém, que perdemos totalmente a fala, em que ficamos totalmente passados e perplexos, sem saber para onde ir. É aí que tem início a dança, e por razões inteiramente outras, não por razões de vaidade. Não para mostrar que os dançarinos são capazes de algo de que um espectador não é. Há de se encontrar uma linguagem com palavras, com imagens, movimentos, estados de ânimo que faça pressentir algo que está sempre presente.

[...] Essa é a maravilha da dança: que o corpo seja uma realidade pela qual se atravessa. Ele nos dá algo bastante concreto que se pode captar, sentir e que nos move. Os espectadores são sempre uma parte do espetáculo, tal como eu própria sou uma parte do espetáculo, ainda que não esteja no palco. E cada espectador é convidado a confiar em seus próprios sentimentos. Em nossos programas também nunca há uma indicação de como as peças devem ser compreendidas. Temos de fazer nossas próprias experiências, como na vida. Isso ninguém pode nos impedir.

Pina Bausch, trechos do discurso proferido em recebimento do título de doutora “honoris causa” da Universidade de Bolonha (Itália).

Fonte: Folha de S.Paulo, 27 de agosto de 2000, Mais!, p. 11-13.

Para ler o texto completo no acervo da Folha de S.Paulo, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário