quarta-feira, 5 de março de 2014

A importância do aquecimento

O aque­ci­mento deve ser feito para melho­rar seu desem­pe­nho, tanto nas aulas, como em ensaios e apresentações.

É impor­tante aque­cer o corpo antes de ini­ciar qual­quer exer­cí­cio. Um aque­ci­mento ade­quado pre­para o corpo para a ati­vi­dade física, aumen­tando a sua frequên­cia car­díaca de forma gra­dual e faz cir­cu­lar o san­gue por todo o corpo evi­tando lesões.

Se você fosse esti­car os mús­cu­los antes de aquecer,poderá rom­per um liga­mento, pois os mús­cu­los não esta­vam quen­tes o sufi­ci­ente para fazer este alongamento.

Se você dança antes de aque­cer, pro­va­vel­mente sen­tirá dores no peito, pois reque­rerá mais esforço para a res­pi­ra­ção. Se seu corpo não estava pre­pa­rado pre­ci­sará fazer res­pi­ra­ções mais pro­fun­das. O aque­ci­mento vai aju­dar seu corpo na tran­si­ção de uma fase de repouso para o esforço físico. Aqui estão algu­mas dicas para o aquecimento:

Respiração Pro­funda


Tomar res­pi­ra­ções pro­fun­das antes de dan­çar pode aju­dar a melho­rar a sua capa­ci­dade pul­mo­nar. Vai lhe dar mais resis­tên­cia em qual­quer tipo de exer­cí­cio. É sem­pre bom pra­ti­car a res­pi­ra­ção pro­funda, mesmo quando não esti­ver se pre­pa­rando para dançar.

Plié

Fazer pliés é “O exer­cí­cio” de aque­ci­mento. Primeiro por­que ajuda a aumen­tar o seu ritmo car­díaco. Em segundo lugar, quando feito cor­re­ta­mente na pri­meira ou quinta posi­ção, ele vai aju­dar a tor­nar as jun­tas e mús­cu­los mais maleá­veis e deixa os ten­dões mais elásticos.

Andar a pé no lugar

Andar a pé no local é outro bom exer­cí­cio que pode ser feito facil­mente, você pode sim­ples­mente andar no lugar certificando-se de que você está balan­çando os bra­ços enquanto você anda. Começar deva­gar e gra­du­al­mente aumen­tar à medida que você sen­tir que seu corpo está aquecido.

Alongamento


Depois de ter aque­cido o corpo, é hora de alon­gar da cabeça aos pés, come­çando com movi­men­tos de cabeça (late­ral, olhando para cima e para baixo e movi­men­tos cir­cu­la­res), alon­gue bra­ços e cos­te­las, abrindo os bra­ços. Movimente a cin­tura e qua­dril, lado a lado e de frente para trás. Alongue per­nas tocando as mãos no chão, na segunda e na sexta posição.

Um aque­ci­mento com­pleto é fun­da­men­tal para uma boa dança!

Por: Dryelle Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário