segunda-feira, 14 de abril de 2014

O profissionalismo nas escolas de dança

… e os pro­ble­mas cau­sa­dos pela falta dele!

Escolas sérias garan­tem um ambi­ente sau­dá­vel para bai­la­ri­nos de todas as ida­des – saiba como escolher!

Não importa se seu sonho é ser uma Primma Ballerina ou o bal­é é ape­nas uma diver­são pra rela­xar da rotina can­sa­tiva – uma escola que tra­ba­lha com pro­fis­si­o­na­lismo irá te aju­dar seja qual for seu objetivo.

Acredito que todos conhe­ce­mos (e até já pas­sa­mos) por situ­a­ções com­pli­ca­das em esco­las de dança. De pro­fes­so­res que fofo­cam dos alu­nos para outras tur­mas e até humi­lham seus alu­nos com adje­ti­vos mais que antié­ti­cos, o leque de situ­a­ções com­pli­ca­das que pas­sa­mos é imenso. E cabe a você, estu­dante, esco­lher aonde irá inves­tir seu dinheiro, (e muito mais impor­tante) seu cari­nho e seu tempo!

Vamos ao básico para esco­lher uma escola cor­reta, no início:

– Pesquise a escola e seu his­tó­rico – se tem site, ótimo. Mas tam­bém não con­fie, jogue em algum site de pes­quisa e veja o que aparece.

– Ao fazer o pri­meiro con­tato, veri­fi­que a QUALIDADE das infor­ma­ções. Pergunte tudo: méto­dos, espe­tá­cu­los, uni­for­mes e o que mais você qui­ser – a res­posta deve ser clara e pare­cer honesta. As esco­las “meia-boca” ten­dem a aumen­tar MUITO seus lou­ros na ten­ta­tiva de escon­der algo que não está muito certo.

– Faça uma visita – conheça tudo e preste aten­ção em deta­lhes. Se você está pro­cu­rando aulas de bal­é clás­sico note o piso das salas de aulas, por exem­plo. Caso você esteja pro­cu­rando uma escola para seu pequeno bai­la­rino, ASSISTA UMA AULA no horá­rio que pre­tende matri­cu­lar a cri­ança, para conhe­cer e con­ver­sar com o pro­fes­sor. Aliás, cui­dado, nem sem­pre grande bai­la­ri­nos são grande pro­fes­so­res. Formação é impor­tante, mais fama nem sempre.


Se você já está fazendo aula na escola, con­ti­nue pres­tando atenção:

– Se o pro­fes­sor faz fofoca dos alu­nos de outra turma na sua classe, já des­con­fie. PROFESSOR BOM NÃO FAZ FOFOCA – PRINCIPALMENTE para falar mal dos alu­nos. E, pro­va­vel­mente, está falando absur­dos da sua turma em outras aulas também.

– Cuidado com pro­te­ci­o­nis­mos. Adoramos o fato de que em algu­mas esco­las haja mem­bros da famí­lia ou ami­gos pró­xi­mos da dire­ção, mas se eles são o único foco da escola, saia. Ela não é para você.

– Sejamos hones­tos, é claro que alu­nos fan­tás­ti­cos devem rece­ber des­ta­que. É impor­tante para a escola que isso acon­teça e para o desen­vol­vi­mento de gran­des estre­las, mais ainda. Mas, muito mais impor­tante que isso é que a escola deve RECONHECER O ESFORÇO de todos – dos bai­la­ri­nos fan­tás­ti­cos e daque­les que tem mais difi­cul­dade tam­bém.

ESCOLA QUE ESCONDE NO FUNDO DO PALCO OS QUE TÊM MENOS FACILIDADE PRECISA SENTIR NO BOLSO A FALTA DE ALUNOS.

– Estava tudo bem e de repente o pro­fes­sor come­çou a sen­tir “ciú­mes” de você? Parece ridí­culo, mas acon­tece. Ao invés de esti­mu­lar o cres­ci­mento com­pleto dos alu­nos, alguns pro­fes­so­res ten­dem a não que­rer que o aluno se torne uma ame­aça – como se fosse tomar seu lugar de pro­fes­sor. Nem pre­ci­sa­mos con­ver­sar mais sobre isso, CAIA FORA!

Por ultimo, vamos dei­xar claro que (SIM!) exis­tem esco­las mara­vi­lho­sas de dança e temos muito orgu­lho disso, mais da mesma forma exis­tem essas esco­las “mais ou menos”. Não se aco­mode: se não está ple­na­mente feliz, pro­cure outra escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário