quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os quinze perfis mais comuns de professores de Ballet Clássico


Aquele professor que você considera da família ou seu melhor amigo. Aquele que se percebe que você está triste e te abraça e tenta te confortar. Você se sente tão íntimo dele, que sente até mais liberdade e vontade de fazer aula.

Aquele professor que grita quando você erra ou te arremessa algum objeto quando você se atrapalha na sequência. Outras pessoas que não são fazem ballet o julgariam como louco, mas você inexplicavelmente o ama.

Aquele professor que só olha para os melhores da turma ou puxa o saco dos que tem mais técnica. Você faz tudo para que ele te corrija, ou vai com um collant rosa pink para ser notada, mas para ele é como se você nem estivesse na sala de aula.

Aquele professor que elogia tudo. Você sabe que está "en dedan", afinal o espelho está na sua frente, mas ele diz que está perfeito. Você nunca sabe se ele está debochando ou se a concepção dele sobre o ballet é distorcida. Ou seja, só tem alunos tortos e com o ego elevado.

Aquele professor que acha que você consegue fazer tudo. Ele diz que o developpé precisa ser a 178°, e se você não faz dessa forma ele acha que você não prestou atenção, ou está com preguiça quando na verdade não consegue nem elevar a perna a 20°. Geralmente acontece quando a pessoa evolui rápido ou por o professor achar que no ballet não há dificuldades.

Aquele professor que não sabe nada sobre ballet clássico pois dava aula de forró. Não sabe passar exercícios no tempo da música, mistura ballet com jazz e axé, e mostra os passos pior que a sua avó de 90 anos mostraria. Quando você pergunta como é o nome de um passo, ele diz que esqueceu ou inventa um fundamento totalmente errado.

Aquele professor que parece estar ligado na tomada. Todos os exercícios são rápidos demais, as sequências surreais, até ele próprio se confunde quando precisa repetir. Você sempre sai com a sensação de ter dado um nó nas pernas, ou se sentindo o pior bailarino do mundo por não ter conseguido feito nada.

Aquele professor que sabe fazer as correções perfeitamente. Um passo que você nunca conseguiu fazer ele te ensina a fazer de uma maneira que você consiga, na aula dele suas piruetas milagrosamente saem maravilhosas, você nota a sua evolução nitidamente. Você se torna eternamente grato a ele por te fazer um bailarino melhor, e nunca entende como ele pode ser tão maravilhoso.

Aquele professor que é melhor que a escola inteira. Ele mostra os passos e você baba, é um carretel de tanta linha. Você se sente motivado a fazer um exercício depois da forma que ele mostrou o passo, e sempre torce para que ele repita e encha seus olhos com tanta beleza.

10° Aquele professor que além de ensinar a técnica, ensina a história do ballet, filosofia e sobre a vida. Você sempre vai para a casa refletindo sobre o que ele disse, às vezes servindo até de psicólogo. Faz-te ter uma concepção diferente das coisas e do ballet.

11° Aquele professor que não se importa se seu pé está sangrando, ou sua coluna doendo. Ele ensaia quantas vezes for preciso, às vezes você até acha que está em um quartel, pois tamanha rigidez e frieza. Faz-te evoluir, mas acaba com o seu corpo.

12° Aquele professor que para ele nada está bom. Você acha que está fazendo o adágio lindo, coloca a perna na cabeça, pensa em todos os movimentos, faz piruetas lindas e quando termina ele te olha e fala que não foi bom e pede para repetir. Por mais que ele tenha razão, você sempre acha que ele não te elogia ou critica sempre, por implicância. Mas te fazer ser mais crítico consigo mesmo ao longo do tempo.

13° Aquele professor que se transforma no ensaio. Basicamente ele é Odette nas aulas e o Odile no ensaio. Você até treme quando ele pronuncia a palavra "ensaio", pois sabe que serão momentos tensos, e fica tão nervoso de errar e ter que fazer tudo novamente ou de ouvir um berro, que acaba errando.

14° Aquele professor frustrado que não quer ver o crescimento do aluno. Normalmente se tornou professor por uma lesão ou por não ter sido bom na época que dançava. Sempre fala de si, nunca te impulsiona, parece que gosta de te ver errado, fala que não irá conseguir bolsas ou nunca irá ganhar algum festival. Você não sabe se você é lixo ou se o problema é com ele.

15° Aquele professor que te leva para todos os festivais, corre atrás de grandes oportunidades pra você, sempre te incentiva. Você mesmo não acredita em si, mas ele diz que você é capaz. Se você não corresponde as suas expectativas ele não se decepciona e sempre te levanta. É como um anjo da guarda, nunca desiste de você.
Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário