sábado, 18 de agosto de 2012

O que é um Tutu?

Ver uma criança bailarina é sempre de encantar os olhos... O que dizer quando essas pequeninas põem suas saias de Tutus?! Sem sombra de dúvida esses Tutus se tornam o cartão postal dessas pequenas bailarinas, mas não é somente as crianças que usam, jovens e adultos se rendem ao encanto e magia dessa saia que atravessa gerações e que mesmo assim permanece no imaginário de quem faz balé.

Mas que saia é essa capaz de vencer os anos e permanecer agradando ao público da dança que esta cada vez mais exigente hoje em dia?

Um Tutu é uma saia usada como uma fantasia em um espetáculo de balé, muitas vezes com corpete em anexo. Pode consistir de uma única camada, pendurado para baixo ou de múltiplas camadas engomadas. Tutus são muitas saias envolventes, preso na cintura por fitas costuradas. Podem também ser anexados aos collants, esses geralmente são longos e armados. Existem vários tipos de Tutus, são eles:

Tutu Repolho

Voltado mais para o público infantil (baby class) os Tutus repolho é basicamente constituído de tule e filó não ultrapassando os joelhos.
Tutu Clássico (Panqueca) 

Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano que se estende para fora do quadril, montada em um corpete. O estilo panqueca tem muitas camadas de tule e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras também é popularmente chamado de Tutu Prato.

Tutu Clássico Panqueca
Tutu Clássico (Sino)

Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano com uma ligeira forma de sino montada num corpete. Ele se estende para o exterior a partir dos quadris e não usa o arame. Geralmente, é mais usado do que o tutu clássico panqueca.

Tutu Clássico Sino
Tutu Romântico

Um Tutu formato sino de ¾ de comprimento em forma de saia de tule montado num corpete e, por vezes, usam mangas, disse ter sido inventado ou pelo menos popularizado, por Marie Taglioni. O Tutu Romântico salienta a leveza e a qualidade etérea dos balés românticos, como Giselle ou Les Sylphides. A saia cai entre o joelho e o tornozelo.

As Willis do Balé Giselle
Tutu Balanchine / Karinska

Essa forma de tutu é similar aos estilos sino e tutu panqueca, exceto que não são utilizados aros e há menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave, mais cheia. Este estilo foi concebido originalmente para a versão do balé da Sinfônica de Georges Bizet.


Como guardar e conservar seu Tutu? 

Enquanto Tutus Românticos e saias são geralmente transportados em sacos de roupa normal, o Tutu Clássico Panqueca requer uma bolsa especial para proteção durante o transporte. Se você dobrar seu Tutu, irá arruinar com a sua forma e aparência.

Um comentário: