sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Dramaturgia na Dança

Como podemos definir a dramaturgia na dança? Quando pensamos em dramaturgia logo relacionamos a interpretação de personagens, mas na dança isso ocorre de uma maneira diferente, não há falas, é o corpo e suas expressões que comunicam ao público uma estória ou um determinado assunto. Além de utilizar as expressões faciais, a interpretação em dança engloba o corpo todo, que se expressa através dos movimentos.

Há um pouco mais de trinta anos, o antropólogo Gordon Hewes (1973) argumentou que o corpo não é mudo e que sua linguagem está baseada no gesto, a dança é o nível básico da expressão humana. O movimento é a nossa língua natal e nosso pensamento primordial. Pesquisas recentes reforçam mais uma vez o poder da comunicação não-verbal, mostrando que esta algumas vezes é mais forte do que a comunicação verbal. 

A necessidade de se entender a dramaturgia do corpo existe desde que o homem começou a dançar e expressar sentimentos usando o corpo. O teatro e a dança sempre se relacionaram. 

No século XIX, por exemplo, os balés de repertório contavam suas lendas e contos de fadas utilizando a Dança, como acontece ainda hoje. 

Aurelie Dupont em Giselle
É muito importante que a dramaturgia esteja presente na dança, pois ela dá o toque artístico aos movimentos, traz intenção e significados, e faz com que a dança não seja apenas um monte de gente se mexendo sem sentido. 

Segundo a crítica de dança Helena Katz: "Surgiram pessoas que começaram a trabalhar nas intersecções entre dança e teatro de variadas maneiras: contando histórias e partindo de textos. Porém, trazendo para o corpo uma dramaticidade específica da dança, e não do teatro". 

Essa dramaticidade específica da dança,há muito tempo foi defendida pelo bailarino e professor de balé francês Jean - Georges Noverre (1927-1810), ele não concebia uma dança sem sentimentos. 

“ ...Que cada instante seja metamorfoseado de paixões. Se seus gestos e fisionomias estiverem sempre de acordo com suas almas, a expressão que daí resultar trará um sentimento capaz de vivificar a obra.” 

Noverre falando aos bailarinos sobre dançar com sentimentos - trecho extraído de seu livro “Cartas sobre a Dança” 

Uma curiosidade importante: o dia Internacional da Dança, é comemorado em 29 de abril e foi escolhido essa data em homenagem à Jean - Geroges Noverre que nasceu em 29 de abril de 1927.
Por Thaís Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário