sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cultura confirma compromisso com Pontos de Cultura

Janete Riva, em encontro com representantes de Pontos de Cultura de Mato Grosso
Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 20 de fevereiro, a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com os 36 Pontos de Cultura existentes em Mato Grosso. A reunião entre Janete e os representantes dos Pontos teve como tema principal o repasse da terceira e última parcela dos recursos para a execução dos convênios firmados entre as instituições não governamentais, o Governo do Estado de Mato Grosso e o Governo Federal. A reivindicação do repasse que deveria ter sido realizado em 2012 foi feita à secretária em janeiro de 2013, ocasião em que Janete Riva comprometeu-se em dar um parecer sobre a questão. 

Segundo a secretária, os pagamentos serão realizados até o dia 28 de fevereiro, o que animou os representantes das instituições. Joeli Siqueira, do Ponto de Cultura \'Arte que Transforma\' de Tangará da Serra, agradeceu a secretária e destacou que os trabalhos no seu município não irão parar. “Nada paga a satisfação de ver o brilho nos olhos dos pais, quando encerramos uma atividade, uma oficina, e vemos ali o reconhecimento do nosso trabalho”, frisou emocionada. Já o representante do Ponto de Cultura \'Nobres Vozes\' do município de Nobres, Jéferson Borralho, ressaltou que o importante é que os Pontos de Cultura superaram os contratempos do ano de 2012 e seguiram em frente com os trabalhos, que ganharam importância e notoriedade dentro dos municípios onde estão localizados. “Acreditamos no sonho do Ponto de Cultura”, finalizou ele.

Pontos de Cultura

Mesmo sem o repasse, em 2012 os Pontos de Cultura de Mato Grosso atenderam cerca de 22 mil pessoas e ofereceram vagas de emprego para 180 profissionais. Os Pontos estão localizados em 25 municípios de Mato Grosso. O programa do Governo Federal prevê parcerias com estados e instituições sem fins lucrativos para que, durante três anos, as mesmas possam se estruturar e desenvolver ações culturais para e com a sociedade, pleiteando também recursos de outros parceiros. O último repasse, no valor de R$ 800 mil por parte da Secretaria de Estado de Cultura e cerca de R$1,6 mil do Governo Federal, para as instituições conveniadas em Mato Grosso devem ser liberados na próxima semana.

Por Assessoria SEC/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário