quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os benefícios do teatro

Colocar os filhos em cursos e oficinas que tenham interação com outras crianças é essencial para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos. Atividades como teatro, dança e música ajudam a ampliar os horizontes da criança e a deixá-la mais comunicativa.


Os benefícios do teatro

O teatro tem muitos benefícios e um deles é estimular a imaginação e fazer com que a criança desfrute das histórias vividas por elas mesmas. "As atividades desenvolvidas em aula têm caráter motivador e educador, ajudam a desenvolver a atenção e o foco. O teatro lida com o autoconhecimento e disciplina, ferramentas que auxiliam a criança no seu dia a dia", diz Denise Orthis, professora e diretora de teatro infantil. "Outro grande benefício que essa arte traz é a ampliação do vocabulário da criança, ela também aprende a se relacionar com o outro com mais facilidade e assim sua relação interpessoal é desenvolvida", comenta Marcella Motta, psicóloga e professora da Gymboree, centro de desenvolvimento infantil.

Brincar de ser ator também faz com que a criança perca um pouco da timidez. "É uma das melhores atividades para acabar com o acanhamento, tenho exemplos de crianças que não falavam em público, tinham dificuldades de se relacionar e que melhoraram significativamente após iniciar as atividades", comenta Andrea Oliveira, atriz e arte-educadora de duas escolas na cidade de Santos (SP). "O teatro é uma forma de expressão e ele vai potencializar as competências de comunicação, a desinibição, autoconfiança, capacidade de resolver problemas interpessoais, autonomia, cooperação e a assertividade", afirma Marcella.


Além de exercitar a criatividade, o teatro estimula outras competências que ajudam também no desenvolvimento escolar. "A criança passa a ter mais facilidade na leitura, interpretação de textos, estrutura textual e no desenvolvimento da oratória", atenta Andrea. "A imaginação e a organização do pensamento também são igualmente estimulados".

A SECULTUR de Campo Novo do Parecis oferece aulas de teatro gratuitamene através do Centro Cultural e informa que as matrículas já estão ocorrendo 07h às 13h.

Extraído do perfil de Fran Almeida via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário