quarta-feira, 31 de julho de 2013

6 Motivos que fazem dos bailarinos ótimos profissionais em todas as áreas

Os empregadores devem entender o que faz dos candidatos com formação em dança, profissionais tendencialmente superiores aos restantes dentro duma mesma área.


Numa situação em que encontramos vários candidatos com as mesmas caraterísticas, a existência de um praticante de dança pode colocá-lo em vantagem, isto porque o treino em dança confere ao praticante atributos únicos:

1. Os bailarinos são ensináveis

Têm de ser. Os bailarinos estão dependentes do seu professor para corrigir a sua técnica, alinhamento, musicalidade, e tudo o resto que a dança exige. 

Ser ensinável pressupõe ouvir com atenção, aprimorar o seu foco, reconhecer as suas falhas e ajustar o movimento o melhor que a sua capacidade permitir.

Como tal, os bailarinos estão habituados a aprender com alguém superior e melhor a si. Até mesmo os melhores bailarinos recebem correções dos seus professores.

2. Os bailarinos são flexíveis

Óbvio, mas os bailarinos precisam ser flexíveis física e mentalmente. Isto porque há uma enorme quantidade de regras e estruturas que se passam na dança e que fazem parecer tudo tão bonito quando os movimentos são corretamente executados, mas dentro destas regras tem de existir uma grande flexibilidade.

Os bailarinos estão acostumados a lidar com a mudança constante. Os professores e coreógrafos estão constantemente a alterar as suas coreografias, e o bailarino necessita de flexibilidade para se adaptar a estas mudanças. O bailarino vive com as mudanças constantes impostas pelo seu superior e com a necessidade de adaptação rápida.

3. Os bailarinos aprendem rápido

Um bailarino tem de aprender rápido, pois a principal caraterística de um bom bailarino é a rapidez com que consegue aprender um novo passo, técnica ou coreografia.

Assim, os bailarinos estão habituados a seguir instruções visuais ou verbais e rapidamente transformá-las em movimento.

A capacidade de aprender rápido revela uma excelente memória, uma grande capacidade de ouvir, uma concentração excecional e uma forte conexão mente-corpo.

4. Os bailarinos estão sempre preparados

Os bailarinos são as pessoas que melhor entendem a importância de uma boa preparação.

As sequências mais complexas da dança como os lifts, as piruetas, os saltos, as reviravoltas, não serão bem executadas sem uma boa preparação. A forma como o bailarino se prepara para efetuar uma pirueta influencia diretamente a execução final.

Os bailarinos sabem também toda a preparação e trabalho de bastidores. A preparação do bailarino é a chave para que a sua performance em palco seja satisfatória.

5. Os bailarinos trabalham duro

Não importa se é bailarino profissional ou se dança como hobby, a realidade é que a dança é exigente, exata e dura.

Como tal, bailarinos aparecem para a aula, ensaios ou performances prontos e dispostos a arrasar. São enérgicos em mente e corpo e esperam trabalho duro.

Isso faz com que o bailarino seja extremamente dedicado ao seu ofício. Cheios de paixão pela sua arte.

6. Os bailarinos gostam de trabalho em equipa

Em muitas modalidades a dança pode parecer um trabalho individual, mas não o é. A dança é um coletivo. Os bailarinos alimentam-se da energia uns dos outros, estão habituados a trabalhar em pequenos grupos e dependem uns dos outros para suporte, aconselhamento e reação.

Os bailarinos olham para outros bailarinos com um sentido de comunidade e diversão. As pessoas mais criativas são bailarinos amadores.

Em resumo, as pessoas com formação em dança são ensináveis​​, flexíveis, aprendem rápido, bem preparados, e são os jogadores que trabalham duro e em equipa.

Esses atributos são vitais para o sucesso na dança, mas também são vitais para o sucesso no ambiente de trabalho moderno.

Se se encontra numa situação onde você pode contratar alguém com formação em dança, deve ponderar se estes atributos fariam sentido para o desempenho exemplar de um empregado no seu local de trabalho.

Melhor ainda, se o candidato sabe quais as vantagens que a sua formação em dança pode oferecer ao empregador, ele vai segui-las e duplicá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário