domingo, 28 de julho de 2013

Corpo de Baile e Primeira-bailarina


Certamente você verá bailarinas no corpo de baile com a perna mais alta, com o alongamento melhor que a primeira-bailarina e vai se perguntar por que ela ocupa um posto tão importante já que há outras bailarinas "melhores". Mas na hora de fazer a "Odette" é ela que te faz chorar, e você percebe que a diferença vai além de uma perna alta, de um colo de pé... Porque ela é artista, dança e não faz ginástica no palco.

É ela que fora dos palcos não se envolve em confusões, fica nos ensaios extras, onde aquela que você considera tecnicamente melhor prefere ir à praia aos sábados, ir a balada na sexta, faltar o ensaio na quinta, ao invés de ensaiar. Onde sim, poderia ser primeira-bailarina, mas o diretor de uma companhia não enxerga as bailarinas apenas quando estão de sapatilhas, mas também quando as tiram dos pés.

Primeira-bailarina tem que encantar, tem que ser aquela que mesmo se estiver no corpo de baile vai se destacar das demais, sair do ballet, mas não deixar o ballet sair de dentro dela, ser consciente que a fada que as crianças vêem no palco não pode ser vista depois na rua com um copo de bebida nas mãos.

Apenas pensar em querer ser primeira-bailarina deixa poucas chances de conseguir, mas se pensar em encantar quando dança para mil pessoas em um teatro da mesma forma que dança para uma na praça, pode não só ser primeira bailarina, mas também ser inspiração para o mundo.

O problema é que as pessoas dão mais importância ao status do que ao seu bem estar, deixam a alegria de dançar em segundo plano e são consumidas pela ganância. É triste, pois além de não ser uma primeira-bailarina, aos poucos vai deixando de ser bailarina, vai parando de se encantar ao subir no palco, de se emocionar ao ouvir os aplausos...

Uma bailarina do corpo de baile às vezes é muito mais feliz do que uma grande estrela, pois ela entra no palco e simplesmente dança. Claro que ela um dia gostaria de ser uma "Giselle" ou uma "Kitri", mas se ela brilhar na última fila do segundo elenco, o holofote automaticamente vai se direcionar a ela. E aí, por mais que os holofotes se apaguem, ela vai continuar brilhando.
Lucas Splint

Nenhum comentário:

Postar um comentário