sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pontos de Cultura atendem mais de 20 mil pessoas em 2012

Cia de Arte Flor de Menina do
Ponto de Cultura Ninho do Sol
Os Pontos de Cultura de Mato Grosso tem números suficientes para mostrar que cumpriram seu papel junto à sociedade, promovendo ações culturais, sociais e educativas. Só em 2012 , 22 mil pessoas foram atendidas diretamente pelas ações dos Pontos de Cultura e cerca de 180 profissionais remunerados para o desenvolvimento das atividades, nos 36 Pontos espalhados em 25 municípios de Mato Grosso. Outra ação que mereceu destaque, foi uma parceria com a Biblioteca Nacional, onde foram repassadas duas toneladas de livros para a implementação de Bibliotecas comunitárias nos Pontos de Culturas. Para o próximo ano, pelo menos 25 cidades estarão equipadas com obras literárias distintas e disponíveis á população. 

A secretária de Estado de Cultura em exercício, Vannêssa Jacarandá, lembra que a Rede de Pontos é a mola propulsora para estar em contato e para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do programa. “Cada um dos 36 Pontos de Cultura de Mato Grosso conduziu suas ações para a excelência dos trabalhos, mesmo com as dificuldades financeiras, e isso é muito válido, pois demonstra que muitos conseguirão dar continuidade as ações ao final do convênio”, explica ela. 

O Programa do Governo Federal prevê parcerias com estados e Instituições sem fins lucrativos, para que durante três anos, as mesmas possam se estruturar e desenvolver ações culturais para e com a sociedade, pleiteando também recursos de outros parceiros. Ainda em 2012, os Pontos receberam a vistoria do Ministério da Cultura, que através de uma equipe técnica visitou algumas instituições a fim de avaliar a realização das ações. Foram 10 unidades visitadas, e segundo os técnicos do Minc foram satisfatórias e representaram bem o desempenho das instituições do estado. 

Anualmente são feitos repasses no valor de R$800 mil reais por parte da Secretaria de Estado de Cultura e cerca de R$1,6 mil do Governo Federal, para as instituições conveniadas.

Por Naine Terena - Assessoria /SEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário