terça-feira, 4 de dezembro de 2012

VII Mostra de Dança de Mato Grosso


Com espetáculos de dança envolvendo renomados artistas e convidados das Companhias da dança brasileira, volta em cena mais uma edição da “Mostra de Dança de Mato Grosso”, consolidada e referência da dança local e nacional. A VII Mostra de Dança de Mato Grosso acontece de 06 a 09 de dezembro de 2012, no Cine Teatro Cuiabá, sendo que nos dias 06 e 07 às 20h e nos dias 08 e 09 às 17h.

Tem como objetivo a participação de artistas, grupos e companhias de MT e Brasil. A Mostra possibilita o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, valorizando a identidade existente. O evento visa agregar o dinamismo da juventude ativa, promover a reciclagem e o amadurecimento da arte fazendo com que o estado seja responsável e impulsione novos movimentos das artes no centro-oeste brasileiro. A iniciativa colabora com a formação de novos projetos que envolvam a arte no centro-oeste nacional. Ao espectador apresenta belíssimos espetáculos, além da formação de um público cativo. Por seu caráter cultural e artístico esta Mostra traz perspectivas aos profissionais, estudantes e admiradores da área e visa despertar nas autoridades e no público o interesse em dar a este evento um caráter contínuo.

Com entrada gratuita, a abertura oficial é dia 06 dezembro de 2012, estendendo-se nos dias 07 às 20h e nos dias 08 e 09 às 17h, no Cine Teatro Cuiabá.

Nesta oportunidade apresentam-se: O Balé do Estado de Goiás (Goiânia), o artista e mentor da Royal Academy of Dancing of London, Luiz Carlos Nogueira ARAD (SP), o bailarino Cícero Gomes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), a bailarina da Rede Globo de Televisão do Rio de Janeiro, Liana Vasconcelos (RJ), Amazing Break - John Lenon da Sila/ Se ela dança eu danço (SP) e dançarinos e artistas convidados de Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT) nas modalidades de balé clássico, jazz, dança oriental, flamengo, dança de rua, jazz, moderno e outras.

E ainda nesta edição, está sendo ressaltada a exuberância da dança oriental de Mato Grosso, uma modalidade que tem se destacado nos palcos da Mostra, desde sua primeira edição. Como reconhecimento no dia 09 de dezembro, às 17h, as cortinas do teatro se abrem para receber o espetáculo completo de obra mundialmente conhecida “A Tenda Vermelha” de Anita Diamant, que buscou nas histórias das mulheres pré-árabes, a reflexão de uma época, e reescreveu a história dessas mulheres de uma maneira fictícia, mas com uma riqueza de detalhes fiel a época, a saga das antigas sábias, das bérberes, das nômades, e a transição de costumes e crenças, das antigas tradições matriarcais com a chegada e a dominação do patriarcalismo.

Diversificada e intitulada “Uma Vitrine da Dança em Mato Grosso”, a Mostra se solidifica através de uma proposta diferenciada, valorizando e qualificando a arte da dança no estado e no país.

A Mostra de Dança de Mato Grosso através dos membros da CIDARTA tem recebido moções, medalhas e demais títulos no estado. Vale ressaltar que neste dia 26 de novembro de 2012 a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso conferiu a “Medalha Lenine Povoas” de “Honra ao Mérito Cultural” para um destes integrantes, citando a importância do evento para o Estado, dentre outros realizados pela Companhia das Artes e Associados.

A VII Mostra de Dança de Mato Grosso conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e das empresas Canopus. Conta também com o apoio cultural da empresa City Lar, de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário