quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os braços e as mãos

“Mas, somente a habilidade em encontrar a posição adequada para seus braços produz a finesse da artística expressão da bailarina, e alcança a harmonia completa para a sua dança.” (Agrippina Vaganova, Princípios básicos do balé clássico, p. 60.)

Quando falamos sobre os membros superiores, há dois aspectos. Primeiro, as posições dos braços: cinco no método Royal (além do bra bas, demi-seconde e demi-bras) e três no método Vaganova (além da preparatória). Depois, os port de bras, que são os movimentos dos braços. São os mais difíceis de serem feitos com perfeição, mas são eles os mais importantes na dança.

Aurélie Dupont, Psyché, Ópera de Paris, 2011.
No começo do estudo no balé, aprendemos as posições, mas elas só entram nos passos um tempo depois. Os port de bras entram bem mais tarde. [...]

Não precisamos ver o restante do corpo para reconhecer uma grande bailarina. Os braços, as mãos e a cabeça dizem tudo!

O cartão postal de toda bailarina está
nos seus braços e no seu sorriso

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