Uma aula de dança é muito diferente de um laboratório de criatividade. Sua estrutura é complexa e extremamente relevante. Este é um guia de sugestões práticas. Algo pode ser útil, afinal, se ninguém lhe mostrou como se portar, como você poderia adivinhar?
- Seja pontual. Caso chegue atrasada à aula já iniciada, peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.
- Desligue seu celular. Ou melhor, deixe-o do lado de fora da sala. Aproveite e jogue fora o chiclete também.
- Uniforme: Descubra antes da aula se sua escola exige ou não uniforme. Caso adote, providencie logo, minimizando gafes desnecessárias.
- Se a aula já começou, aqueça-se antes de começar! É a maneira mais eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas faça em silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.
- É o professor que manda, dirige e ensina no seu território. Ele está trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum respeito à sua condução e propostas.
- Use sua aula para estudar! Apesar de ser uma ótima ocasião para fazer novas amigas, as aulas de dança não são terapia em grupo e nem um bar. Converse com as amigas em outra ocasião. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo mais que a dança pode te proporcionar.
- Complexo de “primeira bailarina” é muito deselegante. A sala de aula é um local onde todas estão lá para estudar igualmente. Suas colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com perguntas desnecessárias ou atitudes blasés. Cumprimente todas, seja amigável e flexível, e lembre-se que você não é o centro das atenções. Toda a turma tem chances iguais.
- A sala de aula é um local democrático. Não seja espaçosa, você não é dona de nada e não há lugares pré-determinados. Sendo assim, qualquer um pode ocupá-los.
- Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que sair a cada momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala. Não atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.
- Novatas precisam de atenção e encorajamento. Seja generosa e mostre seu apoio. Com certeza elas se sentirão mais confortáveis para se expor e o professor poderá lhes dar mais atenção. Cuidado com os ciúmes!
- Seja pró-ativa. Se o professor pedir para que demonstre um exercício, encare como mais uma oportunidade de estudo. Por que negar?
- Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor divida a turma em grupos, respeite as colegas enquanto executam algum exercício. Não converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja defeitos na sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é algo básico.
- Faltou na aula? Às vezes acontece, mas nem o professor, nem a turma têm culpa disso. Não adianta chegar na aula seguinte bombardeando milhares de perguntas ou se sentindo injustiçada. Se você perdeu matéria, se esforce para “pegar”, mas sem “causar”.
- Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance de fazer o exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na frente de alguém em “movimento”. Sem querer você pode causar um pequeno acidente.
- Ao final da aula agradeça o professor, e ao trabalho desenvolvido ali. Bater palmas junto das demais colegas é um sinal de gratidão adequado.
Por: Eduardo Denardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário