terça-feira, 12 de março de 2013

Com que idade começar no Baby Ballet?

E quando a criança ainda nem saiu da barriga da mãe?

Com certeza todos os professores já passaram ou passarão por isso. Mães que impõem o ballet na vida de “recém-nascidas”. Certa vez estava na escola que trabalho e uma mãe ligou dizendo o seguinte: Oi. Eu estou grávida e gostaria de saber sobre as aulas de ballet para quando minha filha nascer!

- Agora já podem rir!

Qual a idade certa para iniciar com as aulas de baby ballet?


Existem professores que dão aulas para as crianças de dois anos e acredite, eu já vi professora dando aula para crianças com um ano e meio de idade.

De verdade, eu acho que esses pais gostam de ser enganados. Porque não é possível acreditar que uma criança de um ano e meio vá aproveitar uma aula de baby ballet.

Existem várias opiniões sobre este assunto. Mas, posso afirmar que a baby ballet é altamente indicado para crianças acima de três anos. Antes disso é pura enganação. E ainda assim com três anos o trabalho é bem especifico, exigindo muita competência profissional.

A criança está em plena formação e uma má intervenção nesta fase poderá comprometê-la para o resto da vida.

Trabalho com criança a pelo menos dez anos e ao longo deste tempo pude perceber dentre várias tentativas com erros e acertos que a melhor idade para se iniciar com a técnica clássica é a partir dos oito anos.

Se a criança já fez alguns anos de baby ballet, é visível a diferença no processo de aprendizagem. Em alguns casos, quando a criança tem dificuldade, eu até recomendo uma aula de “pré-ballet” antes de iniciar efetivamente na aula totalmente clássica. E faz total diferença!

Mais uma vez venho dizer que a cautela e o bom senso são fundamentais para o professor de baby. A criança e a aula rendem muito mais quando iniciadas na idade correta!

Aula para crianças de dois anos até “pode”. Mas, o professor vai ter que estar ciente de suas responsabilidades além de trocar fralda no meio da aula e ter muita, muita paciência!
Por Lucas Schoeninger

27 comentários:

  1. Olá minha filha completa 3 anos agora em outubro e aparenta ser apaixonada por ballet! Dança sempre, ama os desenhos de ballet e principalmente os da barbie que tem ballet.
    Ela faz aulinha na escolinha e é o único dia que ela acorda de bom humor!
    Mas a grande pergunta é quando devo procurar algo mais sério para ela? Somente 8 anos?
    Abracos
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, obrigado por escrever! Veja bem, o ideal e mais recomendável para uma criança a fazer aulas de ballet clássico é à partir dos 03 anos de idade, mas se sua filha com 02 anos e meio já responde adequadamente e muito bem aos trabalhos desenvolvidos nas aulas então não há problema algum, pelo contrário você deve ficar muito feliz por ter uma filha bailarina já pré-disposta tão cedo assim!

      Quanto aos trabalhos mais sérios, este realmente só após os 07 (dependendo da maturidade da bailarina) ou 08 anos que é quando ela estará apta para ingressar no curso formativo de balé clássico.

      Obrigado e até mais!

      Excluir
    2. Interessada em adquirir um tutu para criança?
      Vários tamanhos e cores personalizáveis.
      Mais info facebook: https://www.facebook.com/TutusKids2
      ou através do e-mail: tutus.kids@hotmail.com

      Excluir
    3. Muito esclarecedor!! Muito obrigada!

      Excluir
  2. AMEI SUA MATÉRIA! ESPERO QUE EU TENHA UMA FILHA QUE GOSTE DE FAZER BALLET!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do conteúdo do seu texto, só não gostei da frauda com u...

    ResponderExcluir
  4. Tenho 14 anos e meu sonho é aprender ballet mas nunca fiz nenhuma aula quando menor , é tarde de mais pra aprender ?

    ResponderExcluir
  5. Olá ! Minha filha fara 3 aninhos em junho/015. Gostaria de saber se caso ela fazer, não tera nenhum problema quanto ao desenvolvimento dela ? É o ideal começar com o 3 anos ? No aguardo e obrigada Patricia

    ResponderExcluir
  6. Oi,gostaria de saber se com 12 anos pode começar a fazer ballet?

    ResponderExcluir
  7. Oi,gostaria de saber se com 12 anos pode começar a fazer ballet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem é melhor começar com o ballet baby mas se sonha em ser bailarina siga em frente boa sorte

      Excluir
  8. Boa noite minha filha tem 2 anos e 6 meses não usa mais fraldas será que dá para matrícula na aula de ballet da escola.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite minha filha tem 2 anos e 6 meses não usa mais fraldas será que dá para matrícula na aula de ballet da escola.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite minha filha tem 2 anos e 6 meses não usa mais fraldas será que dá para matrícula na aula de ballet da escola.

    ResponderExcluir
  11. minha irmã tem 9 anos será que ela pode lembrando que ela já ta fora do peso isso daria problemas psicológicos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Fábio. Muitas verdades no seu texto, mas a palavra "enganação" ofende à pessoas que, como eu, trabalham com ballet para menores de três anos. As aulas de "ballet" são lúdicas e devem ser direcionadas para o auxílio em aspectos motores, fundamentais na fase infantil. As crianças não vão aprender técnicas de tendu ou pliés, vão já para terem o movimento como peça fundamental no seu cotidiano. As creches já apresentam o movimento em seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  13. Ola queria saber se com 14 anos se pode fazer ballet

    ResponderExcluir
  14. Ola gostaria de saber se com 14 anos posso fazer ballet, sou flexivel por favor alguem pode me responder

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Coloquei minha filha com 2anos e 3 meses no baby class e agora ela n quer ir e nem participar da apresentação ., disse q n quer ir mais ao Ballet.. Devo insistir ou tiro?? Ó Ballet é uma aprendizagem às músicas q ela ouve no dia dia.. Nada muito específico.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabio, meu nome é Stephany e tenho 15 anos, e eu gostaria de saber se posso inicializar aula de ballet ? Eu sempre quis fazer mas não podia por conta da condição financeira dos meus pais. Enfim, com a minha idade eu poderia inicializar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 13 anos e também quero saber se posso inicializar?

      Excluir
  17. Oi a minha filha vai 2 anos eu posso colocar ela com 2 anos . Não atrapalhar o desenvolvimento dela?

    ResponderExcluir
  18. Oi a minha filha vai 2 anos eu posso colocar ela com 2 anos . Não atrapalhar o desenvolvimento dela?

    ResponderExcluir
  19. Minha baby ta com 1 ano e 5 meses pretendo colocala aos 3 anos nao quero q ela se torne uma bailarina e tal.. so quero insentivar ela ter uma rotina.. caso ela se enteresse com alguma outra coisa colocarei ela sem duvida para fazer no mundo de hoje nao podemos deixar nossos filho presos a televisao ou qualquer outra coisa q nao vai trazer beneficios para o futuro dela. Espero.. mas enfim minha filha adoraaa dançar nao pode ouvir musica q ja se anima,anda na pontinhas doa pés pela casa tds q ve ela andar na pontinhas dos pés ficam encantados. Se ela se interessar por ballet aos 3 anos vou colocar numa escolinha.

    ResponderExcluir
  20. Quero começar a fazer balé agora é tenho 13 anos que tipo de balé que eu faço?

    ResponderExcluir
  21. Olá,boa tarde!
    Minha filha tem 2 anos e meio e percebo q ela as juntas mole. Ela consegue fazer alguns movimentos incriveis para a idade. O que é recomendado, o próprio balé ou outro esporte, sendo q só apartir dos 3 anos.

    ResponderExcluir