quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Qual a idade ideal para sapatilhas de pontas?

A idade ideal para começar a trabalhar nas pontas é controversa. Muitos especialistas acreditam que uma bailarina pode começar a dançar nas pontas com pelo menos 9 ou 10 anos de idade. Alguns professores não atribuem um número a todos, eles simplesmente confiam na habilidade da bailarina. No entanto, o crescimento e fortalecimento dos pés acontecem quando estão prestes a completar 11, 12 anos de idade. Muitos concordam que o trabalho de pontas poderia ser introduzido nesse momento. [ Ívina Maiolo]


Professores que sobem bailarinas para as pontas (termo comumente usado quando a bailarina recebe a autorização para fazer aulas com as sapatilhas de pontas) com  7 ou 8 anos está cometendo negligência das mais graves possíveis, pois a formação músculo-esquelética da bailarina ainda não está pronta.

Teoricamente a criança não deve fazer aula de ponta antes dos 12 anos. Mas, quem melhor pode definir isso é o professor. Só o professor pode classificar o aluno que tem. Se é uma aluna que faz balé a pelo menos 4 anos, se já tem um pé forte, se já tem um bom desenvolvimento motor e domina a técnica clássica.

Se a aluna tiver tudo isso, mesmo que tenha um pouco menos de 12 anos, ela é uma forte candidata a usar as pontas. Porém, ela não atinge os objetivos 100%. Por outro lado, se a menina já tem mais de 12 anos, não quer dizer que ela está apta a começar nas sapatilhas de ponta. Ou seja o professor sabe qual a melhor hora para sua aluna iniciar nas sapatilhas de ponta, mas é preciso ter bom senso. A ansiedade das meninas é evidente quando elas se deparam com as sapatilhas. Um trabalho mal executado e muito antes da idade com crianças que não estão preparadas corporalmente pode causar lesões irremediáveis e a responsabilidade é do professor. Os ossos das crianças ainda não estão densos o suficiente para aguentar o excesso de carga que a sapatilha de ponta exerce e isso pode acabar deformando o pé da criança com o tempo.

Tudo tem seu tempo, paciência é uma virtude. É melhor esperar um pouco mais do que perder uma aluna devido a uma lesão gravíssima.

Matéria adaptada por Cia de Arte Flor de Menina retirada do blog de Lucas Schoeninger

21 comentários:

  1. Tenho 10 anos e sou a melhor da minha turma que são bem mas velhas do que eu 16,17,18.19 ou até mesmo 20,posso usar a sapatilha de ponta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e a Melhor não já vi melhores🥰🥰

      Excluir
  2. Sim se a sua professora(o) permitir é claro que vc pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho 10 anos!Comecei o Ballet com 9 anos.Tenho muita frexibilidade e eu estava no ballet infantil,onde ficavam as meninas de nove aos 11 anos!
      O professor me pois na turma avancada (lá tem a turma do infantil,intermediário e avançado) Eu vou poder usar a sapatilha de ponta com quantos anos?

      Excluir
    2. Provavelmente logo

      Excluir
  3. A minha professora não me passa para a ponta o que posso fazer me ajuda quero muito usar e um sonho

    ResponderExcluir
  4. A minha professora não me passa para a ponta o que posso fazer me ajuda quero muito usar e um sonho

    ResponderExcluir
  5. A minha professora não me passa para a ponta o que posso fazer me ajuda quero muito usar e um sonho

    ResponderExcluir
  6. Perfeito!!!!!Parabéns pelo texto!!!!! Paciência!!!!!Na hora certa cada uma realizará seu sonho! Não adianta nada correr e depois não poder usufruir!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 8 anos faz 8 anos que eu estou no balé Será que já posso usar a sapatilha de ponta

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho 10 anos e quero fazer balé fim desse mês de agosto vou começar fazer balé qual seria a sapatilha adeqadequada para mim ?

    ResponderExcluir
  9. Tenho 10 anos e faço ballet des dos meus 6 7 anos fiquei um ano sem fazer pela covid-19 mais eu era a mais talentosa e a mais forte.

    ResponderExcluir
  10. Bom começei o balé com 5 anos e vou fazer 10 daqui 15 dias e eu so a melhor da minha turma mais minha prof nao quer me passar para sapatilha de ponta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena está acontecendo a mesma coisa comigo

      Excluir
  11. Tenho 10anos e sou avançada sou muito boa para meu nível so que minha professora não quer deixar eu ir para a Ponta o que devo fazer

    ResponderExcluir
  12. TENHO 10ANOS VASO BALÉ MAS MINHA PROFESSORA DE BALÉ NÃO QUE mi passar para a sapatilhas de ponta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo desde quando você faz ballet você pode n esta completamente desenvolvida ou habilitada e ela esta esperando a hora certa para te colocar.

      Excluir
  13. Tenho 10 anos sou avançada e sou melhor do que as meninas da ponta.
    Posso começar a fazer ponta?

    ResponderExcluir